EDUCAÇÃO DE MENINAS POBRES E NEGRAS EM SÃO BERNARDO DAS RUSSAS-CE: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO (1938-1969)

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Carlos Rochester Ferreira de Lima
Luís Távora Furtado Ribeiro
Gardenia Maria de Oliveira Barbosa
Yuri Pereira de Abreu
José Diego Bezerra Arraes

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar, numa perspectiva interseccional, a trajetória histórica mediada pela memória de alunas pobres e negras que estudaram na Escola Sagrado Coração/ Escola Grátis. Metodologicamente, realizou-se um estudo com base em documentos institucionais, fontes hemerográficas e relatos orais das ex-alunas e religiosas. A metodologia desenvolve-se a partir da abordagem do método qualitativo, de caráter exploratório e análise de conteúdo; em relação aos procedimentos de investigação configura-se como bibliográfico e documental, devido as especificidades das fontes e das abordagens teórico-conceituais. Também utilizamos a técnica de pesquisa de campo em forma de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a Escola Sagrado Coração fora criada a partir da inexistência de políticas públicas educacionais, atendia às meninas pobres e negras das áreas periféricas da cidade, estas foram impactadas pelas diferenciações sociais e educacionais– uma espécie de uma segregação territorial como ficou flagrante nas fontes - questões relacionadas aos atravessamentos de classe social, gênero e raça. Porém, apesar de todas as contradições, para algumas estudantes, a Escola configurou-se em um espaço de possibilidades de ascensão social e de gênero.

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Como Citar
LIMA, C. R. F. de; RIBEIRO, L. T. F. . .; BARBOSA, G. M. de O. .; ABREU, Y. P. de . .; ARRAES, J. D. B. EDUCAÇÃO DE MENINAS POBRES E NEGRAS EM SÃO BERNARDO DAS RUSSAS-CE: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO (1938-1969). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 66, p. 288–307, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15751278. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7335. Acesso em: 19 jul. 2025.
Seção
Ensaios

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