PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE PLATAFORMA QUIZIZZ
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Resumo
Visto que, em um período pré-pandêmico, passou-se a vivenciar um momento de intensificação da utilização de plataformas digitais no contexto escolar, algumas polêmicas giram em torno do uso de plataformas gamificadas no cenário educacional. O problema de pesquisa é: como professores tem vivenciado o processo de implantação de plataformas educacionais no contexto da sua rotina de trabalho em sala de aula? O objetivo artigo é analisar a percepção dos professores da disciplina de Química sobre a utilização da Plataforma Quizizz como recurso digital no “Programa Desafio Paraná”. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Para o levantamento de dados, tomamos respostas de um questionário aplicado a 12 professores do Núcleo Regional de Paranavaí/PR. Para a análise de dados, foram organizadas categorias que ilustram a percepção destes professores em relação a potencialidades e limitações da implantação desta plataforma. Como resultados, temos que, embora o professor tenha autonomia em usar as próprias atividades preparadas por técnicos da Secretaria de Educação (SEED-PR) e disponibilizadas no Quizizz, realizar alterações ou criar as suas próprias atividades, esse material oferecido previamente é visto por vários professores como uma imposição. Como conclusão, sobre as potencialidades do Quizizz, foram destacadas ferramentas e funções específicas para os estudantes que apresentam alguma dificuldade, a possibilidade de os professores criarem suas próprias atividades, o lúdico que desperta o interesse os alunos em realizar as atividades, bem como um maior engajamento por parte deles. Também foram apontados desafios vivenciados nesse processo de implementação da Plataforma, foram trazidos tanto aspectos estruturais quanto humano.
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