EDUCAÇÃO E DIREITOS DAS INFÂNCIAS NOS CENÁRIOS MIGRATÓRIOS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O trabalho sobre educação e direitos das infâncias nos cenários migratórios objetiva avaliar as políticas e práticas de acolhimento, permanência e integração de migrantes e refugiados, com ênfase na efetivação do direito à educação. O método hermenêutico subsidia o processo interpretativo, orientado pela abordagem qualitativa, com apoio no estudo bibliográfico e documental aplicado na construção do referencial teórico do trabalho. O procedimento de revisão integrativa de literatura viabilizou o levantamento de dados nas bases internacionais Scopus (Elsevier) e Web of Science, gerando um mapeamento do tipo estado da arte de publicações internacionais dos últimos três anos. A seleção dos 29 textos encontrados nas duas bases adotou como critério de inclusão: a ênfase no direito à educação nos contextos de migração e refúgio. Os textos selecionados foram submetidos à análise de conteúdo e ao escrutínio analítico via aplicação do software Iramuteq, o qual compõe o conjunto de instrumentos de metanálise do estudo, juntamente com o uso de fluxogramas e quadros de dados bibliométricos. Os resultados permitem evidenciar e colocar em discussão os direitos dos refugiados, com ênfase no direito à educação intercultural crítica, tendo como princípios estratégicos o respeito à participação equitativa e protagônica dos estudantes. Podemos concluir que a garantia do direito à educação, no contexto contemporâneo de migração forçada e alto índice de refúgio, requer o fortalecimento de práticas interculturais críticas via pedagogias que operem os princípios de respeito à diversidade intercultural, participação protagônica e dialógica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AALTO, S. et al. “The effect of teacher multicultural attitudes on self-efficacy and wellbeing at work”. Social Psychology of Education, vol. 27, n. 5, 2024.
ACNUR- Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Refugiado ou Migrante? O ACNUR incentiva a usar o termo correto. Brasília: ACNUR, 2022. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2025.
ASZTALOS MORELL, I. “Governing resettlement beyond safety: Multilevel governance as a model for sustainable resettlement of unaccompanied refugee children in rural Sweden?”. Sociologia Ruralis, vol. 63, n. 3, 2023.
BACHTSIAVANOU, M.; KARANIKOLA, Z.; PALAIOLOGOU, N. “Perceptions of ZEP teachers towards parental involvement of culturally and linguistically diverse families: promoting school–family cooperation”. Societies, vol. 13, n. 159, 2023.
BANKS, A. M. “Constructing effective civic education for noncitizen students”. Daedalus, the Journal of the American Academy of Arts and Sciences, vol. 153, n. 4, 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70. 2016.
BAUMAN, Z. Confiança e Medo na Cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.
BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2017.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
BRAGA, A. C. A.; SOUZA NETO, J. C.; SANTOS, J. P. F. “Imigração e educação infantil: análise da relação entre a EMEI e família a partir do relato de uma mãe Boliviana”. Revista Zero-a-Seis, vol. 23, n. 43, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 03/03/25.
BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Brasília: Planalto, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03/03/25.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Planalto, 1990. Disponível em: . Acesso em: 03/03/25.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 03/03/25.
BRASIL. Lei n. 9.474, de 22 de julho de 1997. Brasília: Planalto, 1997. Disponível em: . Acesso em: 03/03/25.
BRASIL. Parecer CNE/CP n. 8, de 30 de maio de 2012. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: . Acesso em: 03/03/2025.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. “IRAMUTEQ: software gratuito para análise de textos”. Temas Psicológicos, vol. 21, n. 2, 2013.
CANDAU, V. M. “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdades e diferenças”. Revista Brasileira de Educação, vol. 13, n. 37, 2008.
CHATZINA, P.; MOUTI, A. “Second language assessment issues in refugee and migrant children’s integration and education: assessment tools and practices for young students with refugee and migrant background in Greece”. Languages, vol. 7, n. 2, 2022.
CURY, C. R. J. “Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença”. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 2002
ENEMARK, N. R. “Dilemmas in reception of newly arrived migrant students: s local third way?”. Nordic Studies in Education, vol. 44, n. 2, 2024.
EYNG, A. M. “Educação em contextos humanitários violação e proteção dos direitos da infância: violação e proteção dos direitos da infância”. Revista Diálogo Educacional, vol. 24, n. 81, 2024.
FASSETTA, G. et al. “Welcoming languages: teaching a ‘refugee language’ to school staff to enact the principle of integration as a two-way process”. Language and Intercultural Communication, vol. 23, n. 6, 2023.
FASSETTA, G.; IMPERIALE, M. G. “Language and integration of refugee children: reflections on delinking and decoloniality”. L2 Journal, vol. 15, n. 1, 2023.
GEORGI, V. B. “Migration and the quest for educational equity in Germany”. Daedalus, the Journal of the American Academy of Arts and Sciences, vol. 153, n. 4, 2024.
GONZÁLEZ, B. R.; GARDEA, G. C. V. “Exclusión de alumnos migrantes del retorno a Sonora: ‘Así como vienen, se van’”. Estudios Sociológicos de el Colegio de México, vol. 40, n. 118, 2022.
GRAZIA IMPERIALE, M. G.; FASSETTA, G.; ALSHOBAKI, S. ‘‘‘I need to know what to say when children are crying’: a language needs analysis of scottish primary educators learning Arabic”. Language and Intercultural Communication, vol. 23, n. 4, 2023.
HERINGER, R. “Beyond the door frame: the role of educational policies and guidelines in (un)welcoming black refugee students”. British Educational Research Journal, vol. 50, n. 4, 2024.
HERINGER, R. “Hospitality, self-determination, and black refugee students in Manitoba”. Canadian Journal of Education, vol. 46, n. 1, 2023.
HOPIA, H.; LATVALA, E.; LIIMATAINEN, L. “Reviewing the methodology of an integrative review”. Scandinavian Journal of Caring Sciences, vol. 30, n. 4, 2016.
KARANIKOLA, Z.; KATSIOULI, G.; PALAIOLOGOU, N. “Teachers’ global perceptions and views, practices and needs in multicultural settings”. Education Sciences, vol. 12, n. 4, 2022.
MCAULIFFE, M.; OUCHO, L. A. (eds.). World Migration Report 2024. Geneva: IOM, 2024.
MUCCIOLO, D. C. V.; ZANELLA, A. V. “Artes de novas mídias em espaços livres públicos: uma revisão integrativa de literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.
NOBLE, G.; WATKINS, M. “The quest for educational equity in schools in multicultural Australia”. Daedalus, the Journal of the American Academy of Arts and Sciences, vol. 153, n. 4, 2024.
OERMANN, M. H.; KNAFL, K. A. “Strategies for completing a successful integrative review”. Nurse Author and Editor, vol. 31, n. 3, 2021.
ÖHRN, E. et al. “Rural Education and Migration: A Study of the 2015 Reception of Young Refugees in Sweden”. Australian and International Journal of Rural Education, vol. 33, n. 2, 2023.
ONSÈS-SEGARRA, J.; CARRASCO-SEGOVIA, S.; SANCHO-GIL, J. M. “Migrant families and children’s inclusion in culturally diverse educational contexts in Spain”. Frontiers in Education, vol. 8, 2023.
ONU - Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. Nova Iorque: Unicef, 1989. Disponível em: . Acesso em: 05/03/2025.
ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948. Disponível em: < www.onu.org>. Acesso em: 05/03/2025.
PACHECO, M. C. D. et al. “Bienestar subjetivo en las trayectorias de escolares inmigrantes en tres escuelas chilenas”. Psicoperspectivas, Individuo y Sociedad, vol. 23, n. 3, 2024.
PALAIOLOGOU, N.; PREKATE, V. “Child friendship patterns at a refugee center in Greece”. Frontiers in Education, vol. 7, 2023.
PALAIOLOGOU, N.; PREKATE, V. “Refugee students’ psychosocial well-being: the case of a refugee hospitality centre in Greece”. Societies, vol. 13, n. 3, 2023.
PALAIOLOGOU, N.; PREKATE, V.; KYRIAZI, E. “Refugee children’s career aspirations at a hospitality center in Greece”. Journal of Ethnic and Cultural Studies, vol. 11, n. 1, 2024.
PAVEZ-SOTO, I. “Integración sociocultural y derechos de las niñas y los niños migrantes en el contexto local. El caso de Recoleta (Región Metropolitana, Chile)”. Chungara: Revista de Antropología Chilena, vol. 49, n. 4, 2017.
PAVEZ-SOTO, I. et al. “Formación Inicial Docente (FID) y educación intercultural: cómo prevenir la violencia hacia la niñez migrante”. Apuntes: Revista de Ciencias Sociales, vol. 50, n. 95, 2023.
PRATS-BRUGAT, E.; PRIETO-FLORES, Ò. “Desde que llegué a ahora he notado un cambio con el catalán: el rol de la mentoría social en la adquisición de la lengua vehicular en niños/as y adolescentes inmigrantes”. Lengua y migración, vol. 2, n. 15, 2024.
SÁNCHEZ, M. L. et al. “Analysis of intercultural education policies in Italy and Spain: a comparative perspective”. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, n. 27, 2023.
SCHIFF, C.; CLAVÉ-MERCIER, A. “The reception of new migrants in french urban and rural schools: comparing the cases of bulgarian roma and syrian refugees”. Journal of Higher Education Theory and Practice, vol. 22, n. 5, 2022.
SCHNEIDER, G. T. et al. “Revisão Integrativa da Literatura Sobre Protocolos Motores e Avaliação de Habilidades em Crianças com Desenvolvimento Típico”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 20, n. 58, 2024.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
SOLER-CAMPO, S.; STUART-CONCHA, M. “Ecossistemas de acolhimento de estudantes migrantes: Práticas, oportunidades e tensões”. Education Policy Analysis Archives, vol. 32, n. 37, 2024.
SOUZA, M. A. R. et al. “O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas”. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 52, 2018.
SUÁREZ-OROZCO, C.; SUÁREZ-OROZCO, M. “Globalization, immigrant-origin students and the quest for educational equity”. Daedalus, the Journal of the American Academy of Arts and Sciences, vol. 153, n. 4, 2024.
THOMAS, L. et al. “Connecting the dots in education for newly arrived migrant students in Flanders”. Education Sciences, vol. 12, n. 6, 2022.
VALDÉS, R. et al. “Contribuciones y limitaciones de los protocolos de acogida para estudiantes extranjeros: Recomendaciones para su mejoramiento”. Psicoperspectivas, Individuo y Sociedad, vol. 21, n. 1, 2022.
WALSH, C. “Interculturalidad crítica y educación intercultural”. In: VIAÑA, J. et al. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010.
WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. “The integrative review: Updated methodology”. Journal of Advanced Nursing, vol. 52, n. 5, 2005.