ALÉM DOS CLIQUES: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DA GERAÇÃO Z
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Resumo
As redes sociais acabaram por ocupar um espaço importante no cotidiano das pessoas, abrindo oportunidade para indivíduos que pudessem trabalhar partilhando seu estilo de vida e consequentemente tendências de consumo. Estas pessoas acabaram por profissionalizar a atividade, sendo conhecidas atualmente como influencers. Objetiva-se compreender como os influenciadores digitais influenciam na intenção de compra dos consumidores da geração Z. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa e de campo com aplicação de survey que possui como população do estudo, os jovens da geração Z residentes no município de Piripiri-PI. Para a coleta dos dados, utilizou-se como instrumento um questionário de Bento (2021) composto por 29 questões, acerca do perfil dos respondentes e das dimensões: Atratividade física, similaridade, conhecimento, credibilidade percebida do influenciador digital e intenção de compra. A pesquisa empírica encontra relação com o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Os resultados indicam que “atratividade física” é o fator que motiva os consumidores a seguir os influenciadores digitais locais. Os constructos conhecimento e a credibilidade percebida são apontados como os principais fatores que pode influenciar nas decisões de compra. Os resultados apontam que existe interferência positiva na decisão de compras dos consumidores por intermédio dos influenciadores digitais, embora esta influência não seja absoluta. Ademais conclui-se que os elementos de atratividade física são essenciais para atrair e cativar seguidores, proporcionando sentimentos de empatia, identificação e reciprocidade. Entretanto, é a percepção de conhecimento e credibilidade que possuem o poder de interferir na decisão final da compra.
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