O PAPEL DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A MEMÓRIA ENTRE VOZES E AFETOS

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Regiane Rodrigues Araújo
Francisco Jeovane do Nascimento
Aldieris Braz Amorim Caprini
Jarles Lopes de Medeiros

Resumo

Este ensaio discute sobre as contribuições das narrativas autobiográficas para a formação da identidade docente. Estudos com narrativas autobiográficas têm se destacado nas investigações educacionais, pois ajudam a entender os processos de subjetivação que formam a identidade docente, a qual é influenciada por questões sociais, culturais e históricas. Dessa forma, o objetivo consiste em compreender o papel das narrativas autobiográficas na formação dessa identidade a partir das vozes e dos afetos dos narradores participantes do estudo. O texto resulta de um questionário aplicado a dez professores da rede de educação básica do estado do Ceará. Acerca da metodologia, para a coleta e análise dos dados, contamos com o método qualitativo, ancorado no recurso teórico-metodológico da pesquisa narrativa autobiográfica, em que foram realizadas entrevistas com os sujeitos com o uso de questionários via Google Forms. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre a narrativa autobiográfica, formação e identidade docente a partir da análise de obras que contribuem para o entendimento da questão em estudo, enriquecendo teoricamente a análise dos dados. Esse tipo de investigação permite a formulação de perguntas e a promoção de reflexões embasadas no objeto de estudo, além de apresentar as discussões em curso na literatura, com base nos conteúdos de livros e artigos de autores que versam sobre a temática. Para esse levantamento de dados, foram realizadas buscas de artigos de periódicos brasileiros e estrangeiros nas plataformas SciELO e ScienceDirect. A pesquisa revelou que a autobiografia na docência desempenha um papel fundamental na reflexão sobre formação e prática docente, bem como nos processos de subjetivação que constituem a identidade profissional dos professores, pois articula experiências pessoais com dimensões sociais e culturais. O estudo concluiu que muitos professores ingressam na profissão por falta de alternativas, realidade agravada pela desvalorização social e financeira da carreira docente. Dessa forma, destaca a urgência de políticas de valorização da profissão e reafirma o potencial das narrativas autobiográficas como ferramenta para dar visibilidade às práticas docentes e fortelecer a identidade profissional.

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Como Citar
ARAÚJO, R. R.; NASCIMENTO, F. J. do .; CAPRINI, A. B. A. .; MEDEIROS, J. L. de. O PAPEL DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: A MEMÓRIA ENTRE VOZES E AFETOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 63, p. 275–292, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15265993. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6958. Acesso em: 24 jun. 2025.
Seção
Ensaios

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