PSICÓLOGOS ESCOLARES NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES SUPERDOTADOS: PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dominique Miranda-Galvão
Denise de Souza Fleith

Resumo

A superdotação é um fenômeno do desenvolvimento humano, caracterizada por um alto potencial que demanda condições favoráveis para ser concretizado. Na escola, é possível identificar estudantes superdotados, a fim de implementar estratégias para atender às suas necessidades, de modo que psicólogos escolares com formação em superdotação podem contribuir com ações ancoradas na ciência psicológica. Entretanto, há limitação de estudos científicos para orientar sua atuação, além de insuficiência de formação de psicólogos para atuar nesse campo. O objetivo deste estudo foi investigar como psicólogos escolares avaliam sua prática em um atendimento educacional a estudantes superdotados e talentosos, considerando os referenciais teóricos que a fundamentam. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, da qual participaram cinco psicólogas(os) escolares atuantes em um atendimento educacional a superdotados da região Centro-Oeste brasileira. Como instrumento, utilizou-se a entrevista, a partir de roteiro semiestruturado. As informações foram analisadas por meio de análise de conteúdo qualitativa, incluindo quatro fases: pré-análise, codificação, categorização e interpretação inferencial. Os resultados revelaram duas categorias: Contribuição do Psicólogo Escolar e Contribuição de Referenciais Teóricos. A primeira descreve a contribuição dos psicólogos a partir da especificidade da psicologia em suas práticas de suporte e orientação a estudantes e à comunidade escolar, enquanto a segunda enfatiza a relevância das concepções teórico-científicas que norteiam essas práticas. Conclui-se que psicólogos escolares podem contribuir substancialmente para o desenvolvimento de estudantes superdotados, sobretudo quando suas práticas se fundamentam em referenciais científicos. Contudo, nem sempre as condições de oferta do atendimento permitem a aplicação da teoria à prática, especialmente devido à persistência de mitos que dificultam as ações dos psicólogos na sistematização de estratégias apropriadas e coadunadas com evidências científicas. Portanto, são necessários maiores investimentos na educação dos superdotados e nas condições de trabalho dos psicólogos escolares, para que possam atuar de maneira mais ampla em prol do desenvolvimento dos superdotados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MIRANDA-GALVÃO, D.; FLEITH, D. de S. . PSICÓLOGOS ESCOLARES NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES SUPERDOTADOS: PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 59, p. 474–499, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14764013. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6414. Acesso em: 1 abr. 2025.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília (UnB)

 

 

 

Referências

ALLEN, J. P. et al. “Meta-analysis and systematic reviews advancing the practice of school psychology: The imperative of bringing science to practice”. School Psychology Review, vol. 52, n. 2, 2023.

BACCASSINO, F.; PINNELLI, S. “Giftedness and gifted education: A systematic literature review”. Frontiers in Education, vol. 7, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

CHAGAS-FERREIRA, J. F. et al. “Desenvolvendo habilidades sociais com jovens talentosos: Um programa e múltiplas experiências”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 35, 2019.

CFP - Conselho Federal de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Brasília: CFP, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2024.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, 2021.

CROSS, T. L. “The psychological well-being of students with gifts and talents: From amelioration to education”. Gifted Child Today, vol. 47, n. 2, 2024.

DAI, D. Y. “Assessing and accessing high human potential: A brief history of giftedness and what it means to school psychologists”. Psychology in the Schools, vol. 57, n. 10, 2020.

DESMET, O. A.; PEREIRA, N. “The Achievement Motivation Enhancement Curriculum: Evaluating and affective intervention for gifted students”. Journal of Advanced Academics, vol. 33, n. 1, 2022.

DIXSON, D. D. et al. “Developing academic talent as a practicing school psychologist: From potential to expertise”. Psychology in the Schools, vol. 57, n. 10, 2020.

FLEITH, D. S. “A contribuição do psicólogo escolar para o desenvolvimento das altas habilidades”. In: MARINHO-ARAUJO, C. M. (org.). Psicologia escolar: Novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. Campinas: Editora Alínea, 2009.

FLEITH, D. S. “A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Desafios para o psicólogo escolar”. In: GUZZO, R. S. L.; MARINHO-ARAUJO, C. M. (orgs.). Psicologia escolar: Identificando e superando barreiras. Campinas: Editora Alínea, 2009.

FLEITH, D. S.; PRADO, R. M. “Avaliação de estudantes com altas habilidades no contexto escolar”. In: HUTZ, C. S. et al. (orgs.). Avaliação psicológica no contexto escolar e educacional. Porto Alegre: Editora Artmed, 2022.

GIORDANI, J. P. et al. “Psicologia, educação e avaliação psicológica”. In: HUTZ, C. S. et al. (orgs.). Avaliação psicológica no contexto escolar e educacional. Porto Alegre: Editora Artmed, 2022.

JONES, T. M. et al. “Experiences and perceptions of school staff regarding the COVID-19 pandemic and racial equity: The role of colorblindness”. School Psychology, vol. 36, n. 6, 2021.

KRAINSKI, K. J. et al. “Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação”. Contextos Clínicos, vol. 15, n. 3, 2022.

MARINHO-ARAUJO, C. M. “Psicologia escolar para todos: A opção pela intervenção institucional”. Psicologia, Educação e Cultura, vol. 19, n. 1, 2015.

MAKEL, M. C. et al. “Effective identification through multiple criteria”. Gifted Child Today, vol. 47, n. 2, 2024

MIRANDA-GALVÃO, D.; FLEITH, D. S. “Atuação do psicólogo escolar no atendimento a alunos superdotados: Avaliação de professores e familiares”. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 28, 2024a.

MIRANDA-GALVÃO, D.; FLEITH, D. S. “Práticas do psicólogo escolar em um atendimento educacional a estudantes superdotados”. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 44, 2024b.

NAKANO, T. C.; CARVALHO, A. P. C.; MORAIS, I. D. T. “Perceptions about special education and giftedness between psychologists and psychology students: Some reflections”. Research, Society and Development, vol. 10, n. 16, 2021.

OLIVEIRA, A. P. et al. “High abilities/giftedness: Social skills intervention with students, parents/guardians and teachers”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 26, n. 1, 2020.

OLIVEIRA, C. G.; ANACHE, A. A. “A identificação e o encaminhamento dos alunos com altas habilidades/superdotação em Campo Grande – MS”. Revista Educação Especial, vol. 27, n. 1, 2006.

PFEIFFER, S. I. Serving the gifted: Evidence-based clinical and psychoeducational practice. New York: Routledge, 2013.

PFEIFFER, S. I.; SHAUGHNESSY, M. F. “A reflective conversation with Steven Pfeiffer: Serving the gifted”. Gifted Education International, vol. 31, n. 1, 2013.

REIS, S. M.; PETERS, P. M. “Research on the schoolwide enrichment model: Four decades of insights, innovation, and evolution”. Gifted Education International, vol. 37, n. 2, 2021.

RENZULLI, J. S. “What makes giftedness? Reexamining a definition”. Phi Delta Kappan, vol. 60, n. 3, 1978.

RENZULLI, J. S. “The enrichment triad model: A guide for developing defensible programs for the gifted and talented”. In: REIS, S. M. (org.). Reflections on gifted education: Critical works by Joseph S. Renzulli and colleagues. Waco: Prufrock Press, 2016a.

RENZULLI, J. S. “Intelligences outside the normal curve: Co-cognitive factors that contribute to the creation of social capital and leadership skills in young people”. In: REIS, S. M. (org.). Reflections on gifted education: Critical works by Joseph S. Renzulli and colleagues. Waco: Prufrock Press, 2016b.

RENZULLI, J. S. “The three-ring conception of giftedness: A developmental model for creative productivity”. In: REIS, S. M. (org.). Reflections on gifted education: Critical works by Joseph S. Renzulli and colleagues. Waco: Prufrock Press, 2016c.

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. “The three-ring conception of giftedness: A change in direction from being gifted to the development of gifted behaviors”. In: STERNBERG, J.; AMBROSE, D. (orgs.). Conceptions of giftedness and talent. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.

RINN, A. N. “A critique on the current state of research on the social and emotional experiences of gifted individuals and a framework for moving the field forward”. Gifted Child Quarterly, vol. 68, n. 1, 2023.

ROBERTSON, S. G.; PFEIFFER, S. I.; TAYLOR, N. “Serving the gifted: A national survey of school psychologists”. Psychology in the Schools, vol. 48, n. 8, 2011.

SABNIS, S. J.; WOLGEMUTH, J. R. “Common misconceptions and good practices in qualitative research in school psychology”. Journal of School Psychology, vol. 106, 2024.

SAMPAIO, R. C. et al. “Mapeamento e reflexões sobre o uso da análise de conteúdo na SciELO-Brasil (2002-2019)”. New Trends in Qualitative Research, vol. 15, 2022.

SILVERMAN, L. K.; GILMAN, B. J. “Best practices in gifted identification and assessment: Lessons from the WISC-IV”. Psychology in the Schools, vol. 57, n. 10, 2020.

STERNBERG, R. J. “Toxic giftedness”. Roeper Review, vol. 45, n. 1, 2023.

STERNBERG, R. J. “Reframing social and emotional development of the gifted. Behavioral Sciences, vol. 14, n. 9, 2024.

SUBOTNIK, R. F. et al. “Rethinking giftedness and gifted education: A proposed direction forward based on psychological science”. Psychological Science in the Public Interest, vol. 12, n. 1, 2011.

SUBOTNIK, R. F. et al. “Transforming gifted education in schools: Practical applications of a comprehensive framework for developing academic talent”. Education Sciences, vol. 13, n. 7, 2023.

WECHSLER, S. M. et al. “Educating the gifted in Brazil: Analysis from a learning-resource perspective”. Cogent Education, vol. 11, n. 1, 2024.