A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-CRÍTICA DE PAULO FREIRE: LER PARA HUMANIZAR

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Kássio Roberto Brito Soares
Vanessa Maria da Silva Clemente
Verônica Maria de Araújo Pontes

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar uma reflexão sobre a prática da leitura de literatura em uma perspectiva sócio-crítica de Paulo Freire. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O procedimento de coleta de dados foi pautado na revisão bibliográfica das principais obras de Paulo Freire e de algumas obras clássicas e contemporâneas sobre a literatura. Na análise dos dados, realizamos uma análise interpretativa e crítica, dos conceitos destacados por Paulo Freire, a fim de, situarmos os conceitos deixados por esse autor e suas influências para o ensino da leitura de literatura. Os resultados dessa pesquisa ressaltaram a importância da promoção de uma educação literária em uma perspectiva sócio-crítica, possibilitando a libertação, por meio da conscientização e do diálogo. Concluímos que pensar as práticas de leitura de literatura na escola, é crucial, pois a leitura de literatura ensinada de forma crítica pode transformar a sociedade.

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Como Citar
SOARES, K. R. B.; CLEMENTE, V. M. da S.; DE ARAÚJO PONTES, V. M. . A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-CRÍTICA DE PAULO FREIRE: LER PARA HUMANIZAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 60, p. 187–201, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14590640. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6306. Acesso em: 18 jan. 2025.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Verônica Maria de Araújo Pontes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho e pela Universidade de Lisboa. Doutora em Estudos da Criança na área de Literatura para a Infância pela Universidade do Minho-Portugal, em 2009, com revalidação de diploma pela UNICAMP como Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Mestra em Educação e Comunicação pela UFRN (1998), Especialista em Psicopedagogia (2019), Neuropsicopedagogia (2022), Administração Educacional (1994) e Graduada em Pedagogia pela UFRN (1986).  Atualmente, é coordenadora do Doutorado em Ensino - RENOEN/IFRN, professora efetiva do IFRN, avaliadora das condições de ensino superior do INEP/MEC, consultora ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Revista Linha Mestra, da Revista Interdisciplinar em Ensino - RECEI e Revista Psicologia em Estudo; membro do comitê editorial da Revista Interdisciplinar em Ensino - RECEI. Também exerce atividades de consultoria para o MEC junto ao PNLD do livro didático e literário,  coordena projeto de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, projeto de pesquisa em parceria com a Universidade de Évora e com a Universidade de Lisboa, membro do grupo de pesquisa internacional: Leitura, Literatura Infantil e Educação Literária do Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

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