A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-CRÍTICA DE PAULO FREIRE: LER PARA HUMANIZAR
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Resumo
Este estudo tem como objetivo evidenciar uma reflexão sobre a prática da leitura de literatura em uma perspectiva sócio-crítica de Paulo Freire. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O procedimento de coleta de dados foi pautado na revisão bibliográfica das principais obras de Paulo Freire e de algumas obras clássicas e contemporâneas sobre a literatura. Na análise dos dados, realizamos uma análise interpretativa e crítica, dos conceitos destacados por Paulo Freire, a fim de, situarmos os conceitos deixados por esse autor e suas influências para o ensino da leitura de literatura. Os resultados dessa pesquisa ressaltaram a importância da promoção de uma educação literária em uma perspectiva sócio-crítica, possibilitando a libertação, por meio da conscientização e do diálogo. Concluímos que pensar as práticas de leitura de literatura na escola, é crucial, pois a leitura de literatura ensinada de forma crítica pode transformar a sociedade.
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