INJUSTIÇA HÍDRICA E VULNERABILIDADE SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DAS COMUNIDADES MAIS VULNERÁVEIS - A DIGNIDADE EM VERTIGEM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Welington Cipriano da Silva
Tauã Lima Verdan Rangel

Resumo

O escopo do presente está assentado em analisar a interrelação entre injustiça hídrica e vulnerabilidade social no contexto da pandemia da Covid-19. Como é cediço, a pandemia, provocada pelo coronavírus, foi responsável por promover um repensar de todo o contexto mundial, eis que colocou em xeque os modelos estabelecidos e afetou a humanidade como um todo. No contexto brasileiro, a pandemia não produziu consequências apenas no âmbito da saúde, com a necessidade de implementação de um planejamento mais complexo e voltado para as peculiaridades brasileiras. Para além disso, a pandemia, também, colocou à mostra o contexto de desigualdade brasileiro, agravando o comprometimento de direitos fundamentais, sobretudo no que concerne à camada mais vulnerável da sociedade. Nesta linha de exposição, ainda, a injustiça hídrica, ao estabelecer o comprometimento ao acesso à água potável como um desdobramento da desigualdade brasileira, explicitou sua face mais severa, colocando parcela vulnerável da população brasileira sem o elemento mínimo de prevenção ao coronavírus. A metodologia empregada na construção do presente pautou-se na utilização dos métodos historiográfico e dedutivo. Como técnicas de pesquisa, em razão do enquadramento como pesquisa qualitativa, foram empregadas as técnicas de revisão de literatura, sob o formato sistemático, e pesquisa documental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CIPRIANO DA SILVA, W.; LIMA VERDAN RANGEL, T. INJUSTIÇA HÍDRICA E VULNERABILIDADE SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DAS COMUNIDADES MAIS VULNERÁVEIS - A DIGNIDADE EM VERTIGEM. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 26, p. 09–21, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5814079. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/534. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Ana Carolina Barros; SALIB, Marta Luiza L. “Racismo Ambiental Urbano: Omissão do poder público na efetivação do direito humano ao saneamento básico na cidade de Porto Velho”. Anais do 1º Congresso Acadêmico, vol. 1. Porto Velho: Faculdade Católica de Rondônia, 2017.

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva et al. “O contexto global e nacional frente aos desafios do acesso adequado à água para consumo humano”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 17, n. 6, 2012.

BARROS, Ricardo Paes de; MACHADO, Laura Muller. Legado para a ordem social. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.

BRASIL. Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Brasília: Planalto, 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 13/11/2021.

CÁCERES, Natalia Duarte; MAIA-RODRIGUES, Brenner Henrique. “A gestão comunitária da água: caminhos para promoção da justiça hídrica e mitigação de conflitos socioambientais”. Cadernos do Leste, vol. 19, n. 19, 2019.

CEREZINI, M. “Segurança hídrica em tempos de pandemia de Covid-19”. Revista Mineira de Recursos Hídricos, vol. 1, n. 2, 2021.

FIOCRUZ. SUAS, Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. Brasília: Fiocruz, 2020.

FRACALANZA, Ana Paula; FREIRE, Thais Magalhães. “Crise da água na Região Metropolitana de São Paulo: a injustiça ambiental e a privatização de um bem comum”. GeoUSP, vol. 19, n. 3, 2015.

FRACALANZA, Ana Paula; JACOB, Amanda Martins; EÇA, Rodrigo Furtado. “Governança das águas e o abastecimento humano: a importância da justiça ambiental para implementação da Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Brasil)” Proceedings of the XIV World Water Congress. Porto de Galinhas: IWRA, 2011.

GOMES, Ana Cecília de Barros; OLIVEIRA, Nara Fonseca de Santa Cruz. Racializando o Debate sobre COVID-19: olhares a partir da branquitude. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2020.

MARANHÃO, R. A.; SENHORAS, E. M. “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. “Saúde ambiental e fortalecendo a resiliência a pandemias”. OCDE [2020]. Disponível em: <https://www.oecd.org>. Acesso em: 08/11/2021.

SALVADOR, Andreia Clapp; GONÇALVES, Rafael Soares; BASTOS, Valéria Pereira. A crise provocada pela COVID-19: antigos problemas em um novo cenário. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020.

SENHORAS, E. M. A produção do conhecimento interdisciplinar nas Ciências Ambientais. Ponta Grossa: Editora Atena, 2020.

SENHORAS, E. M. “Geopolítica dos conflitos socioambientais na América do Sul”. Meridiano 47, vol. 11, n. 115, 2010.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

TADEU, Natalia Dias; SINISGALLI, Paulo Antônio Almeida. “Escalas da injustiça hídrica: estudo de caso em Ilhabela – Litoral Norte de São Paulo”. Desenvolvimento e Meio Ambiente, vol. 52, dezembro, 2019.

THEODORO, Marcelo Antonio; TYBUSCH, Jerônimo Siqueira. “Direito Ambiental e Socioambientalismo”. Anais do XXVI Encontro Nacional do Compedi. Brasília: CONPEDI, 2017.