USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ESTÁGIO DOCÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Resumo
A formação docente no ensino superior no Brasil vem ganhando destaque no meio acadêmico, especialmente devido à crescente importância das questões relacionadas à formação de professores, processos de aprendizagem e novas metodologias de ensino. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar se o estágio docência influencia na formação de alunos do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 15 discentes que já concluíram o estágio docência no referido programa. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo baseada em análise temática. Com o auxílio dos softwares IRaMuTeQ e RStudio, foram identificadas quatro categorias principais: I- Perspectiva positiva do estágio docência, II- Percepção negativa ou limitada do estágio docência, III- Contribuição específica do estágio, e IV- Sugestões para a melhoria do estágio docência. Os resultados indicam que, para muitos discentes da pós-graduação, o estágio docência representou o primeiro contato com a sala de aula. Essa experiência foi maximizada quando associada à aplicação de metodologias ativas, que permitem ao professor uma compreensão mais aprofundada das necessidades dos alunos, enquanto estes assumem um papel central no processo de aprendizagem, com o professor atuando como mediador. Este estudo destaca a importância das metodologias ativas no processo de formação docente, evidenciando os benefícios de sua aplicação durante o estágio docência. Os resultados revelam que os discentes valorizam a oportunidade de envolvimento ativo na construção da disciplina, assim como a importância de um processo contínuo de feedback sobre seu desempenho em sala de aula.
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