CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORAS AO ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS

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Ely Roberto da Costa Maués
Eliane Ferreira de Sá
Maria Emília Caixeta de Castro Lima
Carla Maline
Arnaldo Vaz

Resumo

O objetivo central deste estudo é investigar as estratégias que professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam para ensinar temáticas de ciências para as crianças. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa interpretativa filiada ao campo das pesquisas qualitativas narrativas, com o foco na categoria de narrativas de experiências do vivido. Nessa perspectiva, realizarmos entrevistas narrativas com nove professoras que atuam na rede pública e privada de Belo Horizonte, MG. Para analisar os dados percorremos as enunciações das professoras ao narrar as práticas adotada por elas durante o ensino de ciências, utilizando como lente de análise o referencial teórico de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) proposto do Shulman. Como resultado, identificamos seis tipos de estratégias utilizadas para tornar o conteúdo compreensível aos alunos. Essas estratégias corroboram a existência de um CPC geral que as professoras mobilizam para ensinar ciências às crianças. Assim, por meio de seus saberes, seu CPC geral e seus estudos, desenvolvem um CPC específico para cada tópico de ensino. A pesquisa revelou que as estratégias empregadas pelas professoras são aplicáveis e adaptáveis em diferentes abordagens de ensino, demonstrando sua natureza universal. Além disso, essas estratégias podem ser usadas de forma independente em diversas áreas do conhecimento.

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Como Citar
MAUÉS, E. R. da C.; SÁ, E. F. de; LIMA, M. E. C. de C.; MALINE, C.; VAZ, A. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORAS AO ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 41–68, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11003220. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3904. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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