CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORAS AO ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ely Roberto da Costa Maués
Eliane Ferreira de Sá
Maria Emília Caixeta de Castro Lima
Carla Maline
Arnaldo Vaz

Resumo

O objetivo central deste estudo é investigar as estratégias que professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam para ensinar temáticas de ciências para as crianças. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa interpretativa filiada ao campo das pesquisas qualitativas narrativas, com o foco na categoria de narrativas de experiências do vivido. Nessa perspectiva, realizarmos entrevistas narrativas com nove professoras que atuam na rede pública e privada de Belo Horizonte, MG. Para analisar os dados percorremos as enunciações das professoras ao narrar as práticas adotada por elas durante o ensino de ciências, utilizando como lente de análise o referencial teórico de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) proposto do Shulman. Como resultado, identificamos seis tipos de estratégias utilizadas para tornar o conteúdo compreensível aos alunos. Essas estratégias corroboram a existência de um CPC geral que as professoras mobilizam para ensinar ciências às crianças. Assim, por meio de seus saberes, seu CPC geral e seus estudos, desenvolvem um CPC específico para cada tópico de ensino. A pesquisa revelou que as estratégias empregadas pelas professoras são aplicáveis e adaptáveis em diferentes abordagens de ensino, demonstrando sua natureza universal. Além disso, essas estratégias podem ser usadas de forma independente em diversas áreas do conhecimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MAUÉS, E. R. da C.; SÁ, E. F. de; LIMA, M. E. C. de C.; MALINE, C.; VAZ, A. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO DE PROFESSORAS AO ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 41–68, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11003220. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3904. Acesso em: 29 jun. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ABELL, S. K. “Twenty years later: Does pedagogical content knowledge remain a useful idea?”. International Journal of Science Education, vol. 30 n. 10, 2008.

AGATHANGELOU, S. A.; CHARALAMBOUS, C. Y. “Is content knowledge pre-requisite of pedagogical content knowledge? An empirical investigation”. Journal of Mathematics Teacher Education, vol. 24, n. 1, 2021.

AKERSON, V. L.; BARTELS, S. L. “Elementary science teaching”. In: LEDERMAN, N. G.; ZEIDLER, D. L.; LEDERMAN, J. S. (eds.). Handbook of Research on Science Education. New York: Routledge, 2023.

ALKA, M.; BANCONG, H.; MUZAINI, M. “Bibliometric analysis of pedagogical content knowledge (pck) publication trends in Scopus database from 2018 to 2022”. Studies in Learning and Teaching, vol. 4, n. 2, 2023.

APPLETON, K. “Elementary Science Teaching”. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (eds.). Handbook of Research on Science Education. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2007.

APPLETON, K. “Science pedagogical content knowledge and elementary school teachers”. In: APPLETON, K. Elementary science teacher education: international perspectives on contemporary issues and practice. Mahwah: Association for Science Teachers and Laurence Erlbaum, 2006.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópoles: Editora Vozes, 2002.

BENNETT, J. et al. “Mixed methods, mixed outcomes? Combining an RCT and case studies to research the impact of a training programme for primary school science teachers”. International Journal of Science Education, vol. 41, n. 4, 2019.

BERRY, A.; DEPAEPE, F.; VAN DRIEL, J. H. “Pedagogical content knowledge in teacher education”. In: LOUGHRAN, J.; HAMILTON, M. L. (eds.). International handbook of teacher education. Singapore: Springer, 2016.

BEUDELS, M. M.; DAMERAU K.; PREISFELD, A. “Effects of an Interdisciplinary Course on Pre-Service Primary Teachers’ Content Knowledge and Academic Self-Concepts in Science and Technology–A Quantitative Longitudinal Study”. Education Sciences, vol. 11, n. 11, 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Planalto, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

COLL, C. S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Editora Paulus, 2003.

FERNANDEZ, C. “Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências”. Revista Ensaio, vol. 17, n. 2, 2015.

GALIMOVA, E. G. et al. "A review of research on pedagogical content knowledge in science and mathematics education in the last five years". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, vol. 19, n. 2, 2023.

GARCÍA-FERNÁNDEZ, B.; SOBRINO-COSTOSO, C. E.; RUIZ-GALLARDO, J. R. “Teachers’ and Their Pupils’ Performance on Plant Nutrition: a Comparative Case”. Research in Science Education, vol. 52, 2022.

GEDDIS, A. N. “Transforming subject-matter knowledge: the role of pedagogical content knowledge in learning to reflect on teaching”. International Journal of Science Education, vol. 15, n. 6, 1993.

GESS-NEWSOME, J. “Pedagogical content knowledge: An introduction and orientation”. In: J. GESS-NEWSOME. N.; LEDERMAN, G. (eds.). Examining pedagogical content knowledge. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999.

GOLBY, M.; MARTIN, A.; PORTER, M. “Some researches’ understanding of primary teaching: comments on Mant and Summers’ ‘Some primary-school teachers’ understanding of the Earth’s place in the universe”. Research Papers in Education, vol. 10, n. 3, 1995.

GUDMUNDSDOTTIR, S.; SHULMAN, L. “Pedagogical Content Knowledge in Social Studies”. Scandinavian Journal of Educational Research, vol. 31, n. 2, 1987.

HARLEN, W.; HOLROYD, C. “Primary teachers’ understanding of the concepts of science: impact on confidence and teaching”, International Journal of Science Education, vol. 19, n. 1, 1997.

HASHWEH, M. “Pedagogical content knowledge: Twenty-five years later”. In: CRAIG, C. J. et al. (eds.). From teacher thinking to teachers and teaching: The evolution of a research Community. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2013.

HAVERLY, C.; DAVIS, E. A. “Unpacking readiness for elementary science teaching: what preservice teachers bring and how that can be shaped through teacher education”. Studies in Science Education, vol. 60 n. 1, 2024.

KIND, V. “Pedagogical content knowledge in science education: Perspectives and potential for progress”. Studies in Science Education, vol. 45, n. 2, 2009.

LEE, O. “Subject matter knowledge, classroom management, and instructional practices in middle school science classrooms”. Journal of Research in Science Teaching, vol. 32, n. 4, 1995.

LIMA, M. E. C. C. et al. “O trabalho com narrativas na investigação em educação”. Educação em Revista, vol. 31, n. 1, 2015.

LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”. Revista Ensaio, vol. 8, n. 2, 2006.

MALINE, C. M. et al. “Ressignificação do Trabalho Docente ao Ensinar Ciências na Educação Infantil em uma Perspectiva Investigativa”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 18, n. 3, 2018.

MANT, J.; SUMMERS, M. “Some primary‐school teachers’ understanding of the Earth's place in the universe”. Research Papers in Education, vol. 8, n. 1, 1993.

MAUÉS, E. Ensino de Ciências e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: narrativas e práticas de professoras das séries iniciais (Dissertação Mestrado em Educação). Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MÉTIOUI, A. “Primary School Preservice Teachers’ Alternative Conceptions about Light Interaction with Matter (Reflection, Refraction, and Absorption) and Shadow Size Changes on Earth and Sun”. Education Sciences, vol. 13, n. 5, 2023.

NAPIER, J. B.; LUFT, J. A.; SINGH, H. “In the Classrooms of Newly Hired Secondary Science Teachers: The Consequences of Teaching In-field or Out-of-field”. Journal of Science Teacher Education, vol. 31, n. 7, 2020.

NIKOLOPOULOU, A. et al. “Kindergarten students’ and pre-service teachers’ perceptions regarding the frequency of the Moon’s appearance at night”. International Journal of Early Years Education, vol. 32, n. 1, 2024.

NIXON, R. S. et al. “Elementary teachers’ science subject matter knowledge across the teacher career cycle”. Journal of Research in Science Teaching, vol. 56, 2019.

RAVAGNOLI, N. C. S. R. “A entrevista narrativa como instrumento na investigação de fenômenos sociais na linguística aplicada”. The Especialist, vol. 39, n. 3, 2018.

ROLLNICK, M. et al. “The place of subject matter knowledge in pedagogical content knowledge: A case study of South African teachers teaching amount of substance and chemical equilibrium”. International Journal of Science Education, vol. 30, n. 10, 2008.

SEN, M.; DEMIRDÖGEN, B.; ÖZTEKIN, C. “Interactions among Topic-Specific Pedagogical Content Knowledge Components for Science Teachers: The Impact of Content Knowledge”. Journal of Science Teacher Education, vol. 33, n. 8, 2022.

SHULMAN, L. “PCK: Its genesis and exodus”. In: BERRY, A. K. et al. (eds.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education. New York: Routledge, 2015.

SHULMAN, L. S. “Foreword”. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (eds.). Examining pedagogical content knowledge. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999.

SHULMAN, L.S. “Knowledge and Teaching: foundations of the new reform”. Harvard Educational Review, vol. 57, n. 1, 1987.

SHULMAN, L.S. “Those Who Understand: knowledge growth in teaching”. Educational Researcher, vol. 15, n. 2, 1986.

SOTO, M. A. P.; HERRERA, P. A. A. “Conocimiento técnico pedagógico del contenido (TPACK) en Iberoamérica: Una revisión bibliográfica”. Revista Andina de Educación, vol. 6, n. 2, 2023.

SOUZA, M. N. M.; SANTOS, J. A. L.; MOREIRA, G. E. “Percepções de licenciandos sobre o ensino de matemática à luz da formação inicial com oficinas práticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 48, 2023.

SUMMERS, M.; KRUGER, C. “A longitudinal study of a constructivist approach to improving primary school teachers’ subject matter knowledge in Science”. Teaching and Teacher Education, vol. 10, n. 5, 1994.

SUMMERS, M.; MANT, J. “A survey of British primary school teachers’ understanding of the Earth’s place in the universe”. Educational Research, vol. 37, n. 1, 1995.

TSALIKI, C. et al. “Evaluating Inquiry Practices: Can a Professional Development Program Reform Science Teachers’ Practices?”. Journal of Science Teacher Education, vol. 33, n. 8, 2022.

VAN DRIEL, J. et al. “The development of preservice chemistry teachers’ pedagogical content knowledge”. Science Education, vol. 86, n. 2, 2002.

VEAL, W. R.; MAKINSTER, J. G. “Pedagogical content knowledge taxonomies”. Electronic Journal of Science Education, vol. 3, n. 4, 1999.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos. São Paulo: Editora Martins Pontes, 1984.