UNINDO CONTABILIDADE E SERIOUS GAME: EXPLORANDO ALTERNATIVAS EM MOBILE LEARNING E ANALISANDO A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES
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Resumo
As mudanças nas dinâmicas sociais demandam esforços na busca de alternativas para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem no ensino tecnológico. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experiência dos estudantes no uso de Serious Games no ensino de conteúdos práticos de contabilidade, com foco particular em dispositivos móveis, empregando a Teoria do Flow como lente teórica. O estudo foi realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Foi adotado o método de pesquisa Design Science Research. O procedimento de coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Model for the Evaluation of Educational GAmes (MEEGA+). A análise envolveu a determinação de medianas para as respostas dos participantes, utilizando a escala Likert. Entre os achados, destaca-se o não atingimento do "Estado de Flow", que é o cerne da teoria utilizada. Isso pode ser explicado, em parte, pela limitada disponibilidade de Serious Games e pelas falhas operacionais relatadas. No entanto, é importante mencionar que os alunos avaliaram positivamente a experiência, destacando a relevância do conteúdo e a percepção de aprendizado proporcionada pelo Serious Game. Esta pesquisa sugere que, apesar das críticas descritas, os Serious Games são uma alternativa viável para o ensino de contabilidade, destacando a importância da adaptação das práticas pedagógicas às demandas dos alunos hiperconectados. Esta pesquisa contribui de maneira tripla. Primeiro, fornece novas evidências sobre a aceitação de novas tecnologias de aprendizagem pelos estudantes do ensino tecnológico. Segundo, preenche uma lacuna em âmbito nacional, uma vez que não foram encontradas pesquisas similares no país. Terceiro, se diferencia de estudos internacionais ao adotar a Teoria do Flow como lente teórica, indo além da descrição de casos e resultados, como analisado em estudos anteriores.
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