UMA ANÁLISE DO ENSINO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA EM UM CURSO DE EXTENSÃO

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Carlos Raphael Rocha

Resumo

São apresentados os resultados de uma experiência em um curso de extensão sobre o ensino dos conceitos e princípios da Mecânica Quântica, em especial os de estado e de superposição linear de estados. Usamos os referenciais da aprendizagem significativa e dos campos conceituais para a elaboração de um curso introdutório sobre fundamentos de Mecânica Quântica e buscamos identificar situações-problema adequadas para a apresentação e compreensão destes conceitos. O curso possuía dezoito horas, divididas em seis encontros, e foi apresentado para um grupo heterogêneo de alunos de Licenciatura em Física (sem pré-requisitos e de diversos semestres) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Os dados foram coletados por meio de questionário de conhecimentos prévios, diário de bordo, avaliação escrita e entrevistas. A metodologia e a análise foram pautadas sob os referenciais da aprendizagem significativa de Ausubel e dos campos conceituais de Vergnaud. Dentre as situações-problema utilizadas, encontramos que o experimento de dupla fenda e o experimento de Stern-Gerlach são bons exemplos de aplicação dos conceitos fundamentais da Mecânica Quântica. Destacamos ainda que os resultados indicam que uma abordagem mais conceitual da Mecânica Quântica durante a graduação pode servir de incentivo para que futuros professores lecionem tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio.

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Como Citar
ROCHA, C. R. UMA ANÁLISE DO ENSINO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA EM UM CURSO DE EXTENSÃO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 150–173, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10474044. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3019. Acesso em: 7 dez. 2024.
Seção
Artigos

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