AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA

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Rosileide de Jesus de Souza Melo
Alexandre Augusto Cals e Souza

Resumo

O debate sobre a questão das políticas de inclusão escolar é corrente e passa pela reflexão sobre os grupos que têm sido localizados nos discursos da exclusão social e pela reflexão sobre o direito à educação de grupos que têm sido afastados de tal direito. Neste viés, esta pesquisa teve como objetivo perceber quais as políticas públicas educacionais inclusivas existentes para o ensino de surdos no Município de Igarapé-Miri/PA. A pesquisa segue a abordagem qualitativa por não nos permitir que conceitos já formados influenciem na pesquisa, assim utilizamos como técnica a análise documental. O referencial teórico está alicerçado nos estudos do direito à educação inclusiva e das políticas públicas de surdos. Os dados demonstram que o Município tem planejado o ensino para atender os alunos Surdos e está aderindo aos programas do MEC como fomentador da educação especial inclusiva de Surdos. Ademais, os dados revelam que a cidade foi contemplada com os Programas: Direito à Diversidade, Escola Acessível, Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Transporte Escolar Acessível e Dinheiro Direto na Escola. A pesquisa também constata que comparado ao número de escolas do sistema de ensino Municipal, há poucas escolas, no município, que dispõem do Atendimento Educacional Especializado. Assim sendo, evidenciou-se que os programas educacionais do Estado foram cruciais para o Município estruturar sua política de educação inclusiva de Surdos. Todavia, a cidade dispõe de poucas normativas sobre a educação de Surdos, logo é preciso atentar-se quanto às políticas de inclusão escolar de surdos visto que a educação é um processo dinâmico e demanda novas organizações e ações locais em face dos novos questionamentos dos surdos.

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Como Citar
MELO, R. de J. de S. .; SOUZA, A. A. C. e . AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 01–22, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10465979. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2989. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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