OBSTÁCULOS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
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Resumo
A pesquisa consistiu em analisar os obstáculos que dificultaram a elaboração do pensamento científico dos professores-cursistas na formação continuada do Curso de Extensão Mídias na Educação, com as reflexões registradas nas escritas no Diário de Bordo sobre suas trajetórias de aprendizagem no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados apontam para a identificação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem, incluindo o exíguo tempo para estudo e sobrecarga de trabalho dos sujeitos da pesquisa em suas profissões docentes (obstáculos estruturais), a elevada quantidade de atividades de aprendizagem no curso de formação continuada (obstáculo didático-pedagógico) e a deficiência de conteúdo em tecnologia digital na sua formação anterior (obstáculo epistemológico). As escritas do Diário de Bordo revelaram a presença de pensamentos científicos pela sua natureza questionadora e problematizadora, em que os sujeitos da pesquisa elaboraram novas ideias convertendo seus obstáculos didático-pedagógico e epistemológico em conhecimentos inovadores, superando seus obstáculos estruturais. Com relação à contribuição científica, as escritas do Diário de Bordo apresentaram-se como recurso de reflexão e caminho questionador e problematizador, do fazer docente nas especificidades de cada realidade. Conclui-se que as escritas dos professores-cursistas evidenciaram um despertar de percepções vivenciadas que estavam contidas, demonstrando superação de obstáculos, tanto estruturais quanto didático-pedagógico e epistemológico, emergindo soluções que resultaram na renovação de compreensões e geração de novos paradigmas científicos reflexivos.
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