A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM ESCOLAS DO INTERIOR DO MARANHÃO: UM ESTUDO DE CASO

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Déborah Pimentel de Araújo
Oswaldo Palma Lopes Sobrinho
Alvaro Itauna Schalcher Pereira
Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho
Gisele Assis de Almeida

Resumo

Por meio de uma educação em uma perspectiva inclusiva orientada para a equidade, a escola pode contribuir para uma transformação social, proporcionando oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas habilidades, deficiências ou diferenças individuais. O estudo teve por objetivo analisar as condições da infraestrutura física das escolas no desenvolvimento e implantação da educação em uma perspectiva de inclusão colaborando assim para a construção de um espaço escolar acessível. Quanto a abordagem, adotou-se a pesquisa qualitativa de natureza aplicada e quanto aos objetivos foi descritiva. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se configura como bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso acerca da evolução da educação inclusiva e as condições de oferta da infraestrutura escolar no município de Balsas, MA. Os resultados obtidos mostraram a evolução que vem ocorrendo no Brasil com a criação de Leis, como a de nº 13.146/2015, que visa alavancar o sucesso da inclusão escolar. No entanto, muitas escolas ainda apresentam barreiras arquitetônicas, que impedem o acesso pleno de alunos com deficiência, mas pode-se nas escolas visitadas perceber que há a existência do mínimo necessário como rampas, banheiros exclusivos para deficientes e corrimãos. Para promover a inclusão e garantir a igualdade de oportunidades na educação é necessário que as escolas sejam projetadas e adaptadas de forma a permitir o acesso e a mobilidade de todos os alunos. Isso inclui a instalação de rampas de acesso, corrimões, elevadores, banheiros adaptados, além de outros recursos e equipamentos que possam facilitar o aprendizado dos estudantes com deficiência.

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Como Citar
ARAÚJO, D. P. de .; LOPES SOBRINHO, O. P. .; PEREIRA, A. I. S. .; COELHO, B. A. F. de J. .; ALMEIDA, G. A. de . A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM ESCOLAS DO INTERIOR DO MARANHÃO: UM ESTUDO DE CASO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 641–660, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10251841. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2726. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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