A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM ESCOLAS DO INTERIOR DO MARANHÃO: UM ESTUDO DE CASO
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Resumo
Por meio de uma educação em uma perspectiva inclusiva orientada para a equidade, a escola pode contribuir para uma transformação social, proporcionando oportunidades educacionais a todos os alunos, independentemente de suas habilidades, deficiências ou diferenças individuais. O estudo teve por objetivo analisar as condições da infraestrutura física das escolas no desenvolvimento e implantação da educação em uma perspectiva de inclusão colaborando assim para a construção de um espaço escolar acessível. Quanto a abordagem, adotou-se a pesquisa qualitativa de natureza aplicada e quanto aos objetivos foi descritiva. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se configura como bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso acerca da evolução da educação inclusiva e as condições de oferta da infraestrutura escolar no município de Balsas, MA. Os resultados obtidos mostraram a evolução que vem ocorrendo no Brasil com a criação de Leis, como a de nº 13.146/2015, que visa alavancar o sucesso da inclusão escolar. No entanto, muitas escolas ainda apresentam barreiras arquitetônicas, que impedem o acesso pleno de alunos com deficiência, mas pode-se nas escolas visitadas perceber que há a existência do mínimo necessário como rampas, banheiros exclusivos para deficientes e corrimãos. Para promover a inclusão e garantir a igualdade de oportunidades na educação é necessário que as escolas sejam projetadas e adaptadas de forma a permitir o acesso e a mobilidade de todos os alunos. Isso inclui a instalação de rampas de acesso, corrimões, elevadores, banheiros adaptados, além de outros recursos e equipamentos que possam facilitar o aprendizado dos estudantes com deficiência.
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