APLICATIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: BUSUU, DUOLINGO E MEMRISE

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Sabrina Lima dos Santos
Girlene Miranda Baima
João Batista Bottentuit Júnior

Resumo

Durante a pandemia de Covid-19 houve um aumento na inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), principalmente nos contextos de ensino-aprendizagem. Esse cenário de isolamento vivenciado nesse período fez com que a educação se adaptasse a novos modelos, e com isso tivesse que utilizar massivamente as tecnologias digitais em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, vimos várias ferramentas digitais sendo utilizadas como recurso educacional, desde o notebook até os smartphones, no processo de ensino-aprendizagem de todos os componentes curriculares. No aprendizado de Línguas Estrangeiras há uma variedade de plataformas e aplicativos móveis que conseguem possibilitar o contato dos alunos com a língua tendo como meta o aprendizado. Portanto, neste estudo, avalio três aplicativos móveis para a aprendizagem de Língua Inglesa: (1) Busuu, (2) Duolingo e (3) Memrise, considerando as seguintes características: gratuidade; desenvolvimento das quatro habilidades; o estudo de vocabulário; conceito de língua; método de ensino; feedback; gamificação; usabilidade e incentivo à interação. A escolha por esses aplicativos se baseou na lista dos aplicativos móveis para aprendizagem de inglês mais baixados no site do iTunes utilizando as palavras chave “educação” e “aplicativos gratuitos para aprender inglês” no buscador da loja e a análise feita foi das primeiras lições de cada aplicativo. O estudo conclui que todos os aplicativos conseguem oportunizar aos alunos um contato com a língua inglesa por meio do input autêntico, ou seja, de uma situação real de contato com a língua, mas ainda não podem ser utilizados pelos alunos sem a instrução dos professores. O estudo conclui, ainda, que o Busuu e o Memrise oferecem o melhor conteúdo para a aprendizagem, mas o Duolingo é o único que oferece todo o curso forma gratuita.

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Como Citar
SANTOS, S. L. dos; BAIMA, G. M.; BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B. . APLICATIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: BUSUU, DUOLINGO E MEMRISE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 632–662, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8371380. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2165. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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