ATITUDES EM RELAÇÃO AO DINHEIRO E ESTILOS DE CONSUMO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CIDADE DO CENTRO OESTE BRASILEIRO
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Resumo
Os adolescentes, em meio a uma sociedade consumista, têm seu próprio dinheiro e estilo de consumo, realizam compras conforme os seus interesses. Nesse contexto, propõe-se investigação com o objetivo de averiguar a associação entre atitudes em relação ao dinheiro e os estilos de consumo de estudantes do ensino médio. Participaram 155 estudantes com idade entre 15 e 19 anos de nível socioeconômico baixo e médio de ambos os sexos. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas duas escalas tipo Likert. Gênero, idade, nível socioeconômico, nível acadêmico e etnia pouco efeito tiveram sobre as atitudes em relação ao dinheiro, contudo, constatou-se uma forte correlação entre impulsividade e as dimensões de respeito e felicidade. Conclui-se que para sentirem-se aceitos, respeitados e felizes, os estudantes, em especial os de etnia branca, são propensos a atitudes impulsivas de consumo. E, quanto maior a sensação de felicidade proporcionada pela posse do bem ou produto, mais impulsivo o estudante tende a ser nas suas decisões de compra.
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