ATITUDES EM RELAÇÃO AO DINHEIRO E ESTILOS DE CONSUMO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CIDADE DO CENTRO OESTE BRASILEIRO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patricia Pereira Novais de Queiroz
Sônia Bessa da Costa Nicacio SIlva
João Gabriel Modesto

Resumo

Os adolescentes, em meio a uma sociedade consumista, têm seu próprio dinheiro e estilo de consumo, realizam compras conforme os seus interesses. Nesse contexto, propõe-se investigação com o objetivo de averiguar a associação entre atitudes em relação ao dinheiro e os estilos de consumo de estudantes do ensino médio. Participaram 155 estudantes com idade entre 15 e 19 anos de nível socioeconômico baixo e médio de ambos os sexos. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas duas escalas tipo Likert. Gênero, idade, nível socioeconômico, nível acadêmico e etnia pouco efeito tiveram sobre as atitudes em relação ao dinheiro, contudo, constatou-se uma forte correlação entre impulsividade e as dimensões de respeito e felicidade. Conclui-se que para sentirem-se aceitos, respeitados e felizes, os estudantes, em especial os de etnia branca, são propensos a atitudes impulsivas de consumo. E, quanto maior a sensação de felicidade proporcionada pela posse do bem ou produto, mais impulsivo o estudante tende a ser nas suas decisões de compra.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QUEIROZ, P. P. N. de; SILVA , S. B. da C. N.; MODESTO, . J. G. . ATITUDES EM RELAÇÃO AO DINHEIRO E ESTILOS DE CONSUMO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CIDADE DO CENTRO OESTE BRASILEIRO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 44, p. 150–165, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8226741. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1838. Acesso em: 11 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARROS BUSTOS, S. et al. “Consumo, actitudes havia el endeudamiento, materialismo e influencia de pares en adolescentes rurales del sur de Chile”. Interdisciplinaria, vol. 36, n. 1, 2019.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Editora Elfos, 2019.

BELINTANE, M. F.; CANTELLI, V. B. Educação para o consumo consciente: uma proposta inovadora. São Paulo: Editora Adonis, 2019.

BESSA, S.; COSTA, D. S. “Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 19, n. 60, 2022.

BESSA, S.; FERMIANO, M. B. “Pobreza: o que pensam estudantes do ensino médio e do curso de pedagogia”. In: SENHORA, E. M.; PAZ, A. C. O. (orgs.). Educação Debates Contemporâneos. Boa Vista: Editora Iole, 2023.

BESSA, S.; SARAVALI, E. G. “Compreensão do mundo econômico por estudantes do ensino médio”. Cadernos Zygmunt Bauman, vol. 12, n. 28, 2021.

CARVALHO, H. A. et al. “Educação financeira e propensão ao endividamento entre jovens detentores do cartão de crédito universitário”. F. F. Business, vol. 13, n. 15, 2015.

CASTELLANOS, L. M.; DENEGRI, M.; SALAZAR, P. A. “Adolescentes chilenos: compra, valores materiales y satisfacción com la vida”. Revista Electrónica de Investigación Educativa, vol. 22, n. 4, 2020.

DENEGRI CORIA, M. et al. “¿Consumidores o ciudadanos? Una propuesta de inserción de la educación económica y financiera en la formación inicial docente”. Estudos Pedagógicos, vol. 40, n. 1, 2014.

DENEGRI CORIA, M. et al. “Escala de actitudes hacia el endeudamiento: validez factorial y perfiles actitudinales en estudiantes universitarios chilenos”. Universitas Psychologica, vol. 11, n. 2, 2012.

DENEGRI CORIA, M. et al. “Estilos de consumo, actitudes hacia el dinero, y materialismo em adolescentes chilenos y ecuatorianos”. Perfiles Latinoamericanos, vol. 29, n. 58, 2021.

DENEGRI CORIA, M. et al. “Psicogenesis de las representaciones acerca de la pobreza y desiguadad social: estúdio evolutivo con niños y adolescentes de ciudades con funcionamiento finaciero limitado de La IX región”. Psykhe, vol. 17, 1998.

DENEGRI CORIA, M. et al. Consumir para vivir y no vivir para consumir. Temuco: Universidad de La Frontera, 1999.

DENEGRI CORIA, M. Introducción a la Psicología Económica. Bogotá: Psicom Editores, 2014.

DURANTE, K. M.; LARAN, J. “The effect of stress on consumer saving and spending”. Journal of Marketing Research, vol. 53, n. 5, 2016.

FRAGUAS, T.; MARQUES, R. “A complexidade da educação ambiental no compromisso e responsabilidade social na pós-modernidade”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, 2019.

GARZA, M. L. R. et al. “Análisis del comportamiento de compra para identificar compradores compulsivos em Saltillo, Coahuila, México”. Revista Internacional Administración e Finanzas, vol. 9, n. 6, 2016.

GEBAUER, A.; SHCAFER, L.; SOTO, E. Compra impulsiva en estudiantes universitários com diferente nível de formación (Tese de Doutorado em Educação). Santiago: Universidad de La Frontera, 2003.

LUPPE, M. R.; ANGELO, C. F. “As decisões de consumo e a heurística da ancoragem: uma análise da racionalidade do processo de escolha”. Revista de Administração Mackenzie, vol. 11, n. 6, 2010.

MATZ, S. C.; GLADSTONE, J. J.; STILLWELL, D. “Money buys happiness when spending fits our personality”. Psychological Science, vol. 27, n. 5, 2016

MELO, W. C. C. As relações entre materialismo, influência dos pares, atitudes frente ao dinheiro e a incidência em satisfação com a vida nos jovens de 14 a 16 anos (Dissertação de Mestrado em Administração). Fortaleza: UECE, 2018.

OLIVEIRA, J. C. D. V. Valores do dinheiro: uma análise da influência da percepção do dinheiro na escolha da profissão (Dissertação de Mestrado em Administração). Santa Maria: UFSM, 2010.

PEREIRA, C. R. “Pelo direito de não ser feliz: uma breve análise filosófica, sociológica e existencial sobre a ditadura da felicidade”. Trilhas Filosóficas, vol. 10, n. 2, 2017.

PICHLER, N. A. et al. “Reflexões acerca da percepção dos idosos sobre a felicidade e dinheiro”. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 22, n. 2, 2019.

QUINTANO-MENDEZ, F. et al. “Caracterización de la identidad digital en estudiantes chilenos de ciencias de la salud. Un estudio de caso según género”. Interdisciplinaria, vol. 40, n. 1, 2023.

RIBEIRO, C. A. C. “Renda, relações sociais e felicidade no Brasil: Dados”. Revista de Ciências Sociais, vol. 58, n. 1, 2015.

ROCHA, S. M. A. C. A. Influencia de esquemas cognitivos desadaptativos en el estilo de consumo y tendencia a la impulsividad en la compra (Tesis Doctoral en Economía). Madri: Universidade de Vigo, 2020.

STROPARO, T. R. “Território, agroecologia e soberania alimentar: significações e repercussões sob a égide decolonial”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

TANG, T. L. P. et al. “The love of money and work-related attitudes: Money profiles in Macedonia”. Journal of Managerial Psychology, vol. 19, n. 5, 2004.

TANG, T. L. P.; LUNA-AROCAS, R.; SUTARSO, T. “From income to pay satisfaction: The love of Money and pay equity comparison as mediators and culture (the US and Spain) and gender as moderators”. Management Research, vol. 3, n. 1, 2005.

TANG, T. L. P.; TANG, D. S. H.; LUNA-AROCAS, R. “Money profiles: The love of Money, attitudes, and needs”. Personal Review, vol. 34, n. 5, 2005.