IMPLICAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anailda Fontenele Vasconcelos
Kevin Cristian Paulino Freires
Loyane Ellen Silva Gomes
Socorro Taynara Araújo Carvalho
Ricardo José Soares Pontes

Resumo

O tema deste ensaio é centralizado no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetiva-se discutir sobre as implicações histórico-sociais do TEA. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo ensaio teórico reflexivo, que foi desenvolvido a partir de uma escrita crítica e argumentativa. Quanto aos resultados, apreendeu-se que o TEA é concebido por uma construção histórico-social, que implica critérios clínicos e a lógica biomédica que permeia a compreensão das deficiências a partir das normatividades sociais. Apesar disso, nota-se a tentativa de superação desses modelos e a busca por uma sociedade mais inclusiva e formas de cuidados mais democráticos, que considere a singularidade dos sujeitos. Logo, aponta-se para a necessidade de um olhar psicossocial para o TEA, que oportunize fugir dos reducionismos que entendem o transtorno estritamente como um distúrbio ou falha no desenvolvimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VASCONCELOS, A. F.; FREIRES, . K. C. P.; GOMES, L. E. S.; CARVALHO, S. T. A.; PONTES, R. J. S. . IMPLICAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 221–243, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8136737. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1655. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALEBRANDT, D.; MEINERZ, N. E.; NASCIMENTO, P. Desigualdades e políticas da ciência. Florianópolis: Editora Casa Verde, 2020.

ALMEIDA, M. L.; NEVES, A. S. “A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia?” Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 40, n. 1, 2020.

ANDRÉ, T. G. et al. “Prevalencia del transtorno del espectro autista: una revisión de literatura”. Jóvenes en la ciencia, vol. 7, n. 1, 2020.

APA - American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM-V. Washington: APA, 2013.

AZEVEDO, M. M.; ROSSI, L.; FERNANDES, S. A. F. “Trabalho e Educação: instrumentos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”. Revista Eletrônica Pesquiseduca, vol. 13, n. 29, 2021.

BAIO, J. “Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years-autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2010”. Centers for Disease Control and Preventio, vol. 63, n. 1, 2014.

BASTO, A. T. O. S. O mercado de trabalho para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): as práticas de gestão direcionadas a estes profissionais (Tese de Doutorado em Administração de Empresas) São Paulo: FGV, 2021.

BASTO, A. T. O. S; CEPELLOS, V. M. “Autismo nas organizações: percepções e ações para inclusão do ponto de vista de gestores”. Cadernos EBAPE.BR, vol. 21, n. 1, 2023.

BORGES, M. J. G. Laço social na relação professor e educando autista: uma leitura possível na interface Psicanálise-Educação. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

BRAGA D. A. B.; MORAIS, N. “As experiências de famílias com filhos autistas: uma revisão integrativa da literatura”. Ciências Psicológicas, vol. 15, n. 1, 2021.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2023.

BRASIL. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.

CASTEJÓN BELLMUNT, M. Á. Las personas con sufrimiento y malestar psíquico: víctimas de un modelo biomédico hegemónico (MBH). Madrid: Dykinson, 2022.

CORDEIRO, M. P.; LARA, M. F. A.; MAIA, R. L. A. “Atendimento Psicossocial nos Serviços de Proteção Social Especial do SUAS”. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 43, n.1, 2023.

CORKER, M.; SHAKESPEARE, T. Disability/postmodernity: Embodying disability theory. London: Bloomsbury Publishing, 2002.

COSTA, D. D. A.; FERREIRA, J. S.; RAMOS, K. P. Descobrindo faíscas: história em quadrinhos interativa como facilitador na inclusão de autistas (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Design Gráfico). Goiânia: UFG, 2023.

CRESPIN, G. C. A clínica precoce: o nascimento do humano. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2004.

CRESPO, R. O.; SILVA, G. L.; CAMARGO, S. P. H. “Comunicação de alunos com TEA: Estratégias baseadas nas dificuldades das professoras”. Revista Gepes Vida, vol. 5, n. 13, 2019.

CRPSC - Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. Parecer Técnico, n. 02, de 23 de julho de 2021. Florianópolis: CRP, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2023.

CUNHA, A. C. C. P. “Deficiência como expressão da questão social”. Serviço Social e Sociedade, n. 141, 2021.

CUNHA, P. R. et al. Transtorno do Espectro Autista: principais formas de tratamento (Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia). Goiás: UNACAT, 2021.

DALMAZO, R.; IACONO, J. P.; ROSSETTO, E. “O autismo como deficiência e sua categorização como TEA: perspectivas educacionais e desafios”. Nova Revista Amazônica, vol. 10, n. 2, 2022.

DIAS, C. C. V. et al. “Representações sociais sobre o autismo elaboradas por estudantes universitários”. Psico-USF, vol. 26, n. 4, 2022.

DYONISIO, C. M.; GIMENEZ, R. “Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental”. Revista Educação Especial, vol. 33, n. 1, 2020.

ELSABBAGH, M. et al. “Global Prevalence of Autism and Other Pervasive Developmental Disorders”. Autism Research, vol. 5, n. 3, 2012.

FERREIRA, M S. A. Estresse parental em familiares de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Psicologia) Fortaleza: Christus, 2023.

FIORIN, B. P. A.; FERREIRA, L. S.; MANCKEL, M. C. M. “A lei 9394/96 como política educacional e o trabalho dos professores”. Debates em Educação, vol. 5, n. 9, 2013.

FOMBONNE, E. “Epidemiology of pervasive developmental disorders” Pediatric Research, vol. 65, n. 6, 2009.

FRANCISCO, L.; GONÇALEZ, P. R. V. A. “Modelo biopsicossocial da deficiência: repositórios institucionais X acessibilidade”. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. São Paulo: FEBAB, 2022.

FREIRES, K. C. P. “Interdisciplinaridade entre a tecnologia e a educação: Uma breve análise acerca do laboratório de ensino da matemática e a aplicação do geogebra para auxílio do processo de ensino-aprendizagem”. In: SANTOS, M. P.; ALVES, C. R. B. (orgs.). A Educação na Contemporaneidade: Desafios Pedagógicos e Tecnológicos. Recife: Editora Amplla, 2023.

GAVÉRIO, M. A. “Apontamentos sobre as possibilidades de uma sociologia da deficiência”. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, vol. 11, n. 2, 2021.

GUERRA, S. R. C. Há diferenças de gênero na manifestação do autismo? (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo). Belo Horizonte: UFMG, 2020.

HERNÁNDEZ, O.; SPENCER CONTRERAS, R.; GOMEZ LEYVA, I. “La inclusión escolar del educando con TEA desde la concepción histórico-cultural de Vygotsky”. Conrado, vol. 17, n. 78, 2021.

HORA, F. C. Espelho, espelho meu existe alguém mais especial que eu?: a inclusão de pessoas autistas em redes regulares de ensino (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia). Salvador: UFBA, 2021.

INOCÊNCIO A. B., R.; LEME, M; NEVES, R. “A Influência da intervenção precoce no processo de inclusão social”. Apae Ciência, vol. 18, n. 2, 2022.

KLAZURA, M. A.; FOGAÇA, V. H. B. “Pessoa com deficiência entre o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial: concepções em disputa”. Emancipação, n. 21, 2021.

LAZZARINI, F. S.; ELIAS, N. C. “História Social e Autismo: uma Revisão de Literatura”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 28, n.1, 2022.

MEDEIROS, T. S. P. et al. “Panorama das produções científicas acerca do transtorno do espectro autista na enfermagem: um estudo bibliométrico”. Research, Society and Development, vol. 11, n. 16, 2022.

MELLO, A. G.; AYDOS, V.; SCHUCH, P. “Aleijar as antropologias a partir das mediações da deficiência”. Horizontes Antropológicos, vol. 28, n. 64, 2022.

MELLO, G. C. A comunicação na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA): descrição e análise de uma formação à distância (Dissertação de Mestrado em Educação Especial). Coimbra: ESEC, 2022.

MONTEIRO, C. G. et al. “Direitos e deveres na formação docente: Um “olhar” reflexivo sobre as necessárias reformulações e revisões Legais da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96)”. Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, vol. 27, n. 21, 2021.

MONTI, L. L. “A materialização da deficiência na atualidade: algumas considerações”. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, vol. 2, n. 6, 2021.

MORRIS, D. B. Illness and culture in the postmodern age. Coimbra: Instituto Piaget, 2001.

NEGREIROS, J. R. Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Campinas: PUC, 2022.

NOGUEIRA, M. L. M. et al. “Transtorno do Espectro do Autismo em Minas Gerais: Panorama da Formação Médica”. Revista Educação Especial, vol. 35, n. 1, 2022.

OLIVEIRA, R. N. et al. “O Autismo no Contexto Familiar”. Brazilian Journal of Development, vol. 6, n. 1, 2021.

OLUSANYA, B. O. et al. “Developmental disabilities among children younger than 5 years in 195 countries and territories, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016”. Lancet Glob Health, vol. 6, n. 1, 2018.

ORMELEZI, E. M. Cegueira, subjetividade e educação inclusiva: a perspectiva da psicanálise. Curitiba: Editora CRV, 2023.

PÁDUA, M. F.; SANCHEZ, C. N. M. “As alterações causadas pela pandemia no desenvolvimento psicossocial e na rotina de crianças autistas”. Revista Foco, vol. 16, n. 3, 2023.

PANTOJA, B. F. F. J.; ARAÚJO, M. M.; NASCIMENTO, J. C. “O uso da tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem de alunos com tea no componente curricular de ciências na educação básica”. Brazilian Journal of Development, vol. 8, n. 3, 2022.

PEREIRA, K. M. et al. Transtorno do espectro autista (TEA): revisão de literatura (de 2011 a 2018) (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Odontologia). Taubaté: UNITAL, 2018.

PICCOLO, G. M.; MENDES, E. G. “Maio de 68 e o modelo social da deficiência: notas sobre protagonismo e ativismo social”. Revista Educação Especial, vol. 35, n. 1, 2022.

PINHEIRO, S. B. “Atenção em saúde: Modelo biomédico e biopsicossocial, uma breve trajetória”. Revista Longeviver, n. 9, 2021.

QUESNEL-VALLIERES, et al. “Transtorno do espectro do autismo: insights sobre mecanismos convergentes da transcriptômica”. Nature Reviews Genetics, vol. 20, n. 1, 2019.

RIOS, C. et al. “Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira”. Interface, vol. 19, n. 53, 2015.

ROCHA, M. M. Abordagem de Pacientes Autistas em Odontopediatria (Dissertação de Mestrado em Medicina Dentária). Porto: UFP, 2015.

ROSEN, N.; E. LORD, C. VOLKMAR, F. R. “The Diagnosis of Autism: From Kanner to DSM III to DSM 5 and Beyond”. Journal of Autism and Developmental Disorders, vol. 51, n. 2, 2021.

SANTOS, V. N. F.; RAMOS, P. “A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva Histórico-cultural”. Rein-Revista Educação Inclusiva, vol. 6, n. 4, 2022.

SHAKESPEARE, T.; WATSON, N. “The social model of disability: An outdated ideology?” Research in Social Science and Disability, vol. 2, 2002.

SILVA, D. V. et al. “Atuação do assistente social frente a criança autista e sua família no centro de referência da assistência social em um município do interior do Maranhão”. Research, Society and Development, vol. 12, n. 3, 2023.

SILVA, M. J. D.; SOUZA, M. P. R. “Psicólogas(os) no Sistema Educacional de Boa Vista/Roraima: Concepções, Práticas e Desafios”. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 43, n. 1, 2023.

SILVA, V. B. et al. “Association between autism spectrum disorder and peripartum events: a case–control study”. Revista Paulista de Pediatria, vol. 41, n. 1, 2023.

SILVEIRA, A. C. S. A.; FRIZZARINI, S. T.; CARGNIN, C. “Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Boletim GEPEM, n. 76, 2020.

SINCLAIR. “Don’t mourn for us: A cultural and intellectual history of Neurodiversity’s first manifesto”. In: Autistic Community and the Neurodiversity Movement: Stories from the Frontline. Singapore: Springer Nature, 2020.

SOUSA, C. C. “Sobre as identificações no autismo”. Revista Foco, vol. 16, n. 4, 2023.

VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH, 2014.

WU, X. et al. “Global trends and hotspots in the digital therapeutics of autism spectrum disorders: a bibliometric analysis from 2002 to 2022”. Frontiers in Psychiatry, vol. 14, n. 1, 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)