AÇÃO DE ACOLHIDA E DE INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS EM FORTALEZA: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLOWS OF LIFE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cora Franklina do Carmo Furtado
Ana Karla Brito Cordeiro
Adriana Teixeira Bastos
José Joaquim Neto Cisne
Dioniso de Souza Sampaio

Resumo

A formação do empreendedor social é o tema de interesse desta pesquisa. O objetivo compreender como se dá a formação de um empreendedor social a partir da relação entre a jornada de vida de um religioso e suas práticas executadas a partir do acolhimento e da inserção laboral de migrantes e refugiados em Fortaleza Utilizou-se a abordagem dos flows of life para compreender a trajetória de vida do empreendedor social. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou-se da entrevista narrativa como um instrumento para captar o discurso que versa sobre ações que ocorreram no passado. Empregou-se também a análise de narrativa como técnica de análise de dados. Quanto aos resultados, as análises possibilitaram identificar que a sua trajetória de vida do empreendedor foi influenciada de maneira significativa pelas experiências e vivências concebidas tanto na família quanto na igreja, levando-o a questionar a partir da sua experiência sobre as dificuldades da vida e a motivação para levar uma vida melhor aos migrantes em vulnerabilidade. O estudo conclui que a trajetória de vida do Frei Franciscano, traz elementos de uma construção cultural vivida nos ambientes pelos quais ele passou, dentro de uma perspectiva relacional, que pressupõe a improvisação de uma caminhada pelo mundo à medida que os acontecimentos se desenrolam e ele adquire habilidades (skills) e realiza ações empreendedoras voltadas ao social.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FURTADO, C. F. do C. .; CORDEIRO, A. K. B.; BASTOS, A. T.; NETO CISNE, J. J. .; SAMPAIO, D. de S. AÇÃO DE ACOLHIDA E DE INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS EM FORTALEZA: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLOWS OF LIFE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 19–39, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8098138. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1588. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALVES, A. L. C.; SOBREIRA NETTO, F. “Terceiro setor e empreendedorismo social: o caso da Hallel Escola no Brasil”. Tourism and Management Studies, vol. 4, 2013.

ALVES, T. A. L. “Estudos para a paz e refúgio: as violências sofridas por venezuelanos nos processos de chegada e de integração na sociedade brasileira”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 8, n. 23, 2021.

ALVORD, S. H.; BROWN, L. D.; LETTS, C. W. “Social Entrepreneurship and Societal Transformation”. The Journal of Applied Behavioral Science, vol. 40, n. 3, 2004.

ANASTACIO, M. R. et al. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: Editora PUCPRESS, 2018.

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA. “Pastoral dos Migrantes de Fortaleza”. Arquidiocese de Fortaleza [2023]. Disponível em: . Acesso em: 28/06/2023.

AUSTIN, J. E. et al. “Social entrepreneurship: it’s for corporations too”. In: MAIR, J.; ROBINSON, J.; HOCKERTS, K. Social Entrepreneurship. London: Palgrave Macmillan, 2006.

AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI–SKILLERN, J. “Social and commercial entrepreneurship: same, different, or both?”. Entrepreneurship Theory and Practice, vol. 30, n. 1, 2006.

BARBALHO, A.; UCHOA, C. V. “Empreendedorismo social como campo em formação no Brasil: o papel das instituições Ashoka, Endeavor e Artemisia”. Interações, vol. 20, n. 2, 2019.

BATESON, G. Steps to an ecology of mind: Collected essays in anthropology, psychiatry, evolution, and epistemology. Chicago: University of Chicago Press, 2000.

BONET, O. “Itinerações e malhas para pensar os itinerários de cuidado: A propósito de Tim Ingold”. Sociologia e Antropologia, vol. 4, 2014.

BRUNA, W. S.; CARRASCO, G.; FERNÁNDEZ, C. “A pessoa do empreendedor e intraempreendedor social”. In: ANASTACIO, M. R.; CRUZ FILHO, P.; MARINS, J. (orgs.). Empreendedorismo social e inovação social no contexto brasileiro. Curitiba: Editora PUCPRESS, 2018.

DEES, J. G. “O significado do empreendedorismo social”. Portal Eletrônico Universidade de Coimbra [2001]. Disponível em: < www.uc.pt> Acesso em: 25/06/2023

DEES, J. G. The Meaning of “Social Entrepreneurship”. Boston: Harvard Business School, 1998.

DHOLAKIA, N. “Being critical in marketing studies: the imperative of macro perspectives”. Journal of Macromarketing, vol. 32, n. 2, 2012.

DORNELAS, J. “Empreendedorismo na Prática: Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso”. Grupo GEN [2023]. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2023.

FEITOSA, T. V. N.; SILVA, G. K.; MARTINS, W. “Saúde nas fronteiras: um olhar às dificuldades dos migrantes brasileiros no acesso aos serviços de saúde”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 34, 2022.

FURTADO, C. F. C. et al. “O empreendedorismo social no Convento Recanto Sagrado Coração de Jesus: a compreensão do comportamento Empreendedor a partir da abordagem dos Flows of life”. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. Maceió: ENAPEGS, 2021.

GODOI, C. K. et al. (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e técnicas. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. “Atendimento a migrantes internacionais possibilita alternativas de capacitação”. Portal Eletrônico do Governo do Estado do Ceará [2021]. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. “Secretaria dos Direitos Humanos fortalece política de acolhimento aos migrantes no Ceará”. Portal Eletrônico do Governo do Estado do Ceará [2023]. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2021

IIZUKA, E. S. “Verbete sobre empreendedorismo social (Definição). Empreendedorismo Social”. In: BOULLOSA, R. F. (org.). Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: Editora da UFBA, 2014.

INGOLD, T. “Da transmissão de representações à educação da atenção”. Educação, vol. 33, n. 1, 2010.

INGOLD, T. Being alive: essays on movement, knowledge and description. New York: Taylor and Francis, 2011.

INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. “Entrevista narrativa”. In: JOVCHELOVITCH, S. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

JUNGER DA SILVA, G. et al. Observatório das Migrações Internacionais. Brasília: OBMigra, 2023.

KURATKO, D. Empreendedorismo: Teoria, processo e prática. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2016.

LIGHT, C. P. “Searching for social entrepreneurs: who they might be, where they might be found, what they do”. In: MOSHER-WILLIAMS, R. (ed.). Research on social entrepreneurship: understanding and contributing to an emerging field. Indiana: Arnova, 2006.

LIMA, L. G.; NASSIF, V. M. J.; GARÇON, M. M. “O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor”. Revista de Administração Contemporânea, vol. 24, n. 4, 2020.

MARINS, J. “O empreendedorismo social como movimento transformador massivo”. In: ANASTACIO, M. R. et al. (orgs.). Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: Editora PUCPRESS, 2018.

MARINS, J. Era do Impacto: O movimento transformador massivo da liberdade, das novas economias, dos empreendedores sociais e da consciência da humanidade. Curitiba: Editora Voo, 2019.

MCMULLEN, J. S. “Delineating the domain of development entrepreneurship: A market–based approach to facilitating inclusive economic growth”. Entrepreneurship Theory and Practice, vol. 35, n. 1, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

ONU - Organização das Nações Unidas. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”. Portal Eletrônico da ONU [2021]. Disponível em: . Acesso em: 24/06/2023.

RAHIM, H. L.; MOHTAR, S. “Social entrepreneurship: A different perspective”. International Academic Research Journal of Business and Technology, vol. 1, n. 1, 2015.

SALGADO, J. “A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude”. Galáxia, n. 25, 2013.

SASSMANNSHAUSEN, S. P.; VOLKMANN, C. “The scientometrics of social entrepreneurship and its establishment as an academic field”. Journal of Small Business Management, vol. 56, n. 2, 2018.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.

STEIL, C. A.; CARVALHO, I. C. M. “Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito”. Mana, vol. 20, 2014.

STONE, T.; FIRAT, F.; GOULD, S. “Utilising consumer introspection theory to place the culture of consumer research into the flow of life”. ACR: North American Advances, vol. 40, 2012.

STONE, T.; HEWER, P.; BROWNLIE, D. “Movement, knowledge and consumption within elderly care environments”. Association for Consumer Research, vol. 39, 2011.

UNHCR - United Nations Refugee Agency. “Global Trends”. UNHCR [2023]. Disponível em: . Acesso em: 20/06/2023.

WENDLING, K. C. S.; NASCIMENTO, F. L.; SENHORAS, E. M. “A crise migratória venezuelana”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 8, n. 24, 2021.