FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES

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Adriana Ligia Miskalo
Roseneide Maria Batista Cirino
Denise Maria Vaz Romano França

Resumo

Este estudo circunda a temática da formação docente articulando, sobretudo, às demandas vivenciadas pelos docentes sobre a inclusão escolar. Assim, este estudo objetiva compreender a importância da formação docente voltada para a educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica articulada à pesquisa de campo com abordagem de análise qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada realizada com 10 professores, os dados coletados foram organizados para realizar as análises pautadas na Análise Temática. A pesquisa evidenciou que um significativo número de professores não vivenciara, na formação inicial, conhecimentos sobre educação especial, educação inclusiva e práticas inclusivas e no processo de formação continuada as poucas oportunidades que têm carecem da possibilidade de articular a realidade por eles vivenciadas no dia a dia da escola às teorias que recebem na formação o que culmina na carência de subsídios para a prática pedagógica inclusiva.

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Como Citar
MISKALO, A. L. .; CIRINO, R. M. B.; FRANÇA , D. M. V. R. . FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 516–536, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7963543. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1385. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

 

 

 

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