A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NOS CAMPI DA UFSM: PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES E SUGESTÕES DE MELHORIAS

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Graziela dos Santos Salvi
David Lorenzi Junior
Sirlei Glasenapp
Mariane Beatriz Wittmann

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a percepção dos servidores ingressantes nos campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no tocante ao processo de socialização organizacional e a partir dos resultados, propor melhorias. O procedimento de coleta de dados foi desenvolvido em duas etapas: a primeira parte, qualitativa, foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Na segunda parte, a quantitativa, aplicou-se uma survey estruturada com 23 questões fechadas, aplicados aos servidores ingressantes na instituição no período de 2016 a 2018, com lotação fora da sede da UFSM. O procedimento de análise de dados envolveu duas etapas: na primeira parte, a qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo. Já na segunda parte, a quantitativa, foi aplicada a análise descritiva. Os resultados indicam, que a socialização dos ingressantes nos campi da instituição é informal, individual, não-sequencial, com estratégias variáveis e isoladas, valendo-se de ações promovidas pela iniciativa dos colegas ou da chefia/imediata. Dentre as necessidades de melhoria necessárias no processo de socialização destacam-se: apresentar ao novo servidor elementos da cultura da UFSM, juntamente com informações relacionadas à vida funcional e ao serviço público, melhorar o acolhimento no primeiro dia de trabalho fora da sede, capacitar melhor os ingressantes a respeito das funções que ele irá exercer, além de acompanhar o servidor  durante seu estágio probatório.

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Como Citar
SALVI, G. dos S.; LORENZI JUNIOR, D.; GLASENAPP, S. .; WITTMANN, M. B. . A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NOS CAMPI DA UFSM: PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES E SUGESTÕES DE MELHORIAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 172–189, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7807260. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1101. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos

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