PSICOLOGIA ESCOLAR A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristina da Cunha Fonseca

Resumo

O presente estudo trata do tema da evolução da Psicologia Escolar, seu objetivo é realizar uma revisão histórica sobre a evolução do papel do psicólogo na escola, partindo da compreensão da Psicologia Escolar não como uma especialidade em sentido estrito, mas como uma concretização profissional da Psicologia a serviço da escola e da educação. Nesse sentido, o estudo traça considerações sobre a evolução histórica da Psicologia Escolar, destacando essa evolução no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, conclui-se que as perspectivas de desenvolvimento profissional da Psicologia no contexto escolar são mediatizadas pela integração das funções próprias do psicólogo escolar em outros corpos profissionais, tais como orientadores educacionais e psicopedagogos e, sobretudo, os alunos, que são o objeto da ação do psicólogo escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FONSECA, C. da C. PSICOLOGIA ESCOLAR A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 31, p. 54–62, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6635384. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/657. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

COLL, César. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Penso, 2014.

GLEITMAN, Henry. Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2011.

HOTHERSALL, David. História da Psicologia. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.

MACHADO, Adriana; FERNANDES, Angela; ROCHA, Marisa (orgs.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.

MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. “Perspectiva Histórico-cultural do Desenvolvimento Humano: fundamentos para atuação em Psicologia Escolar”. In: DAZZANI, Maria Virgínia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.

MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2014.

TAVEIRA, Maria do Céu. Psicologia escolar: uma proposta científico-pedagógica. Lisboa: Quarteto, 2012.