APROXIMAÇÃO E DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO NORMA E PRÁTICA DE ENSINO PARA O SUS: UM ESTUDO DE CASO

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Waleska Brito Nunes
Luiz Roberto Augusto Noro
Maria Angela Fernandes Ferreira

Resumo

O presente estudo objetiva analisar as aproximações e desafios de um componente curricular em se alinhar com as recomendações da Resolução nº 569 de 8 de dezembro de 2017, do Conselho Nacional de Saúde que orienta princípios comuns para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos diferentes cursos da saúde no Brasil. É uma pesquisa do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram oriundos de formulários e entrevistas semiestruturadas realizados online com 29 professores de cursos da saúde de uma universidade pública, acerca de um componente curricular que propicia vivência na comunidade reconhecendo seu território e seus equipamentos sociais. As respostas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se a aproximação do componente curricular com a formação integral dos estudantes para atuarem no Sistema Único de Saúde -SUS como preconizado pelos documentos supracitados. No entanto, para que exista o fortalecimento da vivência no SUS, esforços precisam ser destinados para que a formação seja pensada de forma intersetorial viabilizando a implementação de propostas curriculares que se aproximem com as realidades sociais, institucionais, do sistema de saúde, valorizando e estimulando a participação de docentes e preceptores nos cenários formativos.

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Como Citar
NUNES, W. B.; NORO, L. R. A.; FERREIRA, M. A. F. APROXIMAÇÃO E DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO NORMA E PRÁTICA DE ENSINO PARA O SUS: UM ESTUDO DE CASO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 56, p. 426–443, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13910673. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5629. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Ensaios

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