EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROMECÂNICA NO BRASIL

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Lidiane Bittencourt Barroso
Mariglei Severo Maraschin

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Os objetivos específicos incluíram, em uma perspectiva macro, um mapeamento do estado da arte internacional nessa modalidade de ensino e, em nível micro, uma análise dos currículos dos Cursos Técnicos em Eletromecânica oferecidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A revisão da literatura destacou as políticas educacionais. A análise de documentos e a pesquisa bibliográfica foram utilizadas como técnicas de produção de dados. Os resultados revelaram 649 cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, com 137 cursos técnicos em Eletromecânica distribuídos entre os estados brasileiros. Desses, apenas dois estão na Educação de Jovens e Adultos, evidenciando variações na procura e no abandono. Foram identificadas semelhanças e diferenças nos currículos, como cargas horárias, critérios de seleção e estágio curricular supervisionado. Foram apontadas lacunas nas políticas, como o não cumprimento de metas e a necessidade de maior atenção à educação formal da classe trabalhadora. Concluiu-se que há espaço para melhorias na política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, visando uma educação mais inclusiva e eficaz.

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Como Citar
BARROSO, L. B.; MARASCHIN, M. S. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSOS TÉCNICOS EM ELETROMECÂNICA NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 56, p. 213–240, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13751260. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5387. Acesso em: 12 out. 2024.
Seção
Artigos

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