DIÁRIO DE BORDO: REGISTROS REFLEXIVOS PARA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
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Resumo
Ao realizar uma intervenção de Educação Permanente em Saúde, todas as etapas são importantes, desde o planejamento, operacionalização e avaliação dos resultados alcançados para averiguar o impacto das ações. O Diário de Bordo é uma forma de avaliação processual que leva em consideração todo o percurso formativo do aprendiz e por ser mais utilizado no ambiente escolar, objetivou-se analisar a aprendizagem de profissionais de saúde mental em processo de educação permanente sobre o cuidado centrado na pessoa por meio do Diário de Bordo. Trata-se de uma pesquisa-intervenção qualitativa em que participaram 30 profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da região central do Brasil. Foram implementadas quatro oficinas para instrumentalização sobre o Método Clínico Centrado na Pessoa. Para avaliação do processo foi usado o Diário de Bordo e os seus registros foram submetidos à análise de conteúdo temática, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação. O software Atlas.ti organizou e codificou os dados, resultando em uma nuvem de palavras dos registros dos diários dos profissionais. Os resultados mostram os aprendizados que chamaram a atenção dos participantes como escuta qualificada, sair do automático, integração entre a equipe, acolher integralmente sem julgamentos, cuidado com foco no usuário, relação horizontal profissional/usuário, aprimoramento da entrevista de acolhimento, tomada de decisão compartilhada, cuidar do outro e de si, acolher as próprias limitações, pensar mais antes de agir, respeito às diferenças. Os registros nos Diários de Bordo dos participantes também evidenciaram os conceitos que foram internalizados como conceito de pessoa, trabalho em equipe, cuidado compartilhado, empatia, abordagem holística, singularidade, relação terapêutica e compaixão. O estudo permitiu compreender a potencialidade do Diário de Bordo para a avaliação da aprendizagem de profissionais de saúde mental sobre o cuidado centrado na pessoa, como aprendizagem teórico-conceitual, para a prática profissional e para a vida.
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