POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

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Mariana Oliveira da Costa Resende
Max André de Araújo Ferreira
Manoela Jaqueira

Resumo

O presente ensaio tem o objetivo de discutir as políticas públicas de inclusão de discentes autistas na Educação Básica brasileira, sendo necessário para tanto um diálogo interdisciplinar para compreender as implicações destas políticas de inclusão no ensino regular da rede pública do país. Para tanto, foi necessário realizar um debate teórico conceitual do Transtorno Espectro Autista (TEA), com análises do marco legal internacional e nacional acerca da inclusão de alunos autistas no ensino regular do Brasil.

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Como Citar
RESENDE, M. O. da C. .; FERREIRA, M. A. de A.; JAQUEIRA, M. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 21–30, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4506616. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/208. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Mariana Oliveira da Costa Resende, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2013), Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (2018), Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela Universidade Estácio de Sá (2020).Possui Certificação no Programa Especializado em Transtorno Espectro Autista pelo Instituto NeuroSaber (2019), Certificação em terapia ABA no Autismo pela Academia do Autismo (2019), faz parte do grupo de estudantes e especialização no TEA desde 2018 pela Academia do Autismo. Atuou como coordenadora pedagógica em Instituição particular de Ensino, nos Ensinos: Fundamental I, II e Ensino Médio. Desenvolveu atividades educacionais, elaborou projetos pedagógicos, participou da criação de cursos e palestras para capacitação de professores e comunidade escolar. Tem experiência na área de Educação e Educação Inclusiva. Atualmente faz parte do grupo de estudos Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira, está cursando Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2020), e Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana .Trabalha com assessoria Psicopedagógica Clínica e Institucional.

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