O LUGAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ANAIS DO EDUCERE (2008-2019)

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Sidney Pires Martins
Mateus José dos Santos
Ailton Vitor Guimarães
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

Resumo

A presente investigação discorre sobre o lugar das tecnologias na Educação Básica nos anais do EDUCERE. A pesquisa tem como objetivo de compreender o lugar das tecnologias nos anais do EDUCERE no período (2008-2019). Essa pesquisa de caráter qualitativa possibilita a compreensão de um fenômeno de pesquisa e, assim, interpretar possíveis lacunas existentes na área elucidada. A escolha pelo EDUCERE justifica-se pela importância do evento para a área educacional, congregando professores, licenciandos e pesquisadores debatendo uma série de temas associados à Educação. A pesquisa mobilizada exibiu diferentes trabalhos abarcando as tecnologias que, por mais que sejam incipientes, discutem a indissociabilidade da temática tecnologia e as práticas de ensino  revelando a necessidade de investigações mais aprofundas que explorem a concepção de tecnologia para que o conceito supere a concepção simplista ainda arraigada a ele, que reduz o termo às ferramentas digitais e pouco demandada para a Educação Básica, haja vista ser necessária uma formação para o uso das tecnologias em diálogo com a função social da escola  e  ainda carece de trabalhos que envolvam as discussões entre tecnologias e diversidade, inclusão e em diferentes áreas do conhecimento.

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Como Citar
MARTINS, S. P. .; SANTOS , M. J. dos .; GUIMARÃES, A. V. .; MELLO, R. M. A. V. de. O LUGAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ANAIS DO EDUCERE (2008-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 562–578, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8191326. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1762. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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