A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DA AUTOCONSCIÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ricardo Eleutério Anjos

Resumo

Este ensaio apresenta contribuições da psicologia histórico-cultural à educação de adolescentes, com foco na análise da relação entre a educação escolar e a formação da autoconsciência nessa fase do desenvolvimento humano. Para esse propósito, o texto faz aproximações entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, embasadas no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético. Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares é essencial para a formação do pensamento conceitual, que representa a nova forma de pensamento capaz de promover o desenvolvimento da autoconsciência na adolescência. Conclui-se que essas capacidades humanas não são inatas, mas sim produtos da atividade social. Desse modo, ressalta-se que essas estruturas podem não se desenvolver plenamente se certas atividades não existirem para uma determinada pessoa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ANJOS, R. E. A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DA AUTOCONSCIÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 435–451, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8180622. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1731. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. “A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos”. In: MARTINS, L. M. et al. (orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Editora Autores Associados, 2020.

DUARTE N.; SILVA, E. M.; ANJOS, R. E. “Determination and Freedom in Creation Mediated by Sign Systems”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, vol. 11, n, 1, 2021.

DUARTE, N. “Relações entre conhecimento escolar e liberdade”. Caderno de Pesquisa, vol. 46, n. 159, 2016.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Editora Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2016.

HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1991.

JACINTO, P. M. S. (org.). Vulnerabilidades e Saúde Mental: Experiências Acadêmicas de Graduação em Psicologia. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Bauru: Editora Mireveja, 2021.

MAIA, J. C.; SACARDO, M. S. “Pedagogia histórico-crítica: reflexões sobre consciência filosófica e objetivação do gênero humano”. Educação e Sociedade, vol. 44, 2023.

MÁRKUS, G. Marxismo e antropologia: o conceito de “essência humana” na filosofia de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2015.

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Editora Autores Associados, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Editora Boitempo, 2007.

MIRANDA, J. C.; CAMPOS, I. C. “Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 34, 2022.

PASQUALINI, J. C.; LAVOURA, T. N. “A transmissão do conhecimento em debate: estaria a pedagogia histórico-crítica reabilitando o ensino tradicional?” Educação em Revista, vol. 36, 2020.

RUBINSTEIN, S. L. Princípios de psicologia geral. Lisboa: Editorial Estampa, 1977.

SANTA, R. D. “A centralidade do trabalho em educação: retornar ao ato de ensinar na sala de aula”. Revista katálysis, vol. 25, n. 1, 2022.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Editora Autores Associados, 2011.

SOARES, G. G. “Sofrimento psíquico e adolescência: reflexões acerca dos sentidos atribuídos à adolescência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020.

VIGOTSKI, L. S. “Manuscrito de 1929”. Educação e Sociedade, n. 71, 2000.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas: Tomo I. Madri: Editora Visor, 2013.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas: Tomo IV. Madri: Editora Visor, 1996.

ZANELATO, E.; URT, S. C. “A atividade pedagógica para adolescentes: contribuições da psicologia histórico-cultural”. Psicologia em Estudo, vol. 26, 2021.