“#FIQUEEMCASA E CANTE COMIGO”: ESTRATÉGIA DE ENTRETENIMENTO MUSICAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Henriques de Sousa Júnior
Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa Ribeiro
Weverson Soares Santos
João Coelho Soares
Michele Raasch

Resumo

A pandemia do novo coronavírus forçou o governo brasileiro a adotar medidas restritivas para a população, dentre elas, a utilização do distanciamento social, que visa evitar aglomerações. Assim, o setor de entretenimento foi um dos mais afetados com o fechamento de bares, restaurantes, cinemas, parques, e adiamento de shows e eventos. No entanto, utilizando das ferramentas disponíveis na web 2.0, este setor traçou novas estratégias, como o projeto “#FiqueEmCasa e Cante Comigo”, que consiste na realização de lives, isto é, vídeos transmitidos em tempo real na plataforma do Youtube, de artistas dos mais diversos segmentos musicais. Desse modo, o presente artigo objetiva analisar tal estratégia, apresentando seus resultados e discutindo como tal ação é compreendida pelos consumidores. Para tanto, foram coletados dados secundários disponíveis nas diversas plataformas online. Os resultados apontam para o sucesso de tal estratégia, demonstrada a partir do alto engajamento que as lives vem apresentando na plataforma de vídeos do Youtube, e nas redes sociais Instagram e Twitter. Tal estratégia ainda apresenta importância na preservação da sanidade mental, apesar do cenário de pandemia, uma vez que, mesmo dentro de casa, as pessoas são estimuladas a relaxarem, interagirem e aproveitarem o momento de lazer.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA JÚNIOR, J. H. de .; RIBEIRO, L. V. H. A. de S.; SANTOS, W. S. .; SOARES, J. C. .; RAASCH, M. . “#FIQUEEMCASA E CANTE COMIGO”: ESTRATÉGIA DE ENTRETENIMENTO MUSICAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 4, p. 72–85, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3752276. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/143. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARROS-DELBEM, P. et al. “Saúde mental em situação de emergência: COVID-19”. Revista Debates in Psychiatry, Ahead of print, 2020.

BILLBOARD. “Beyonce's Coachella Set Is the Most-Viewed Performance on YouTube Live Stream”. Billboard Website [2018]. Disponível em: <https://www.billboard.com/articles/news/festivals/8343854/beyonce-coachella-set-most-viewed-youtube-performance-live-stream>. Acesso em: 14/04/2020.

ESTADO DE MINAS GERAIS. “Coronavírus em gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora”. Portal Eletrônico Estado de Minas Gerais [03/04/2020]. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/04/03/interna_gerais,1135376/coronavirus-graficos-mapas-atualizados-a-situacao-agora.shtml>. Acesso em: 14/04/2020.

EXTRA. “Festival ‘Fome de Música’ reúne time de artistas em lives no Multishow”. Portal Eletrônico Extra [11/04/2020]. Disponível em: <https://extra.globo.com/tv-e-lazer/jorge-mateus-ludmilla-festival-fome-de-musica-reune-time-de-artistas-em-lives-no-multishow-24365429.html>. Acesso em: 13/04/2020.

FOME DE MÚSICA. Festival Fome de Música [2020]. Disponível em: <https://www.fomedemusica.com.br/>. Acesso em: 13/04/2020.

GONÇALVES, D. I. F. “Pesquisas de marketing pela internet: as percepções sob a ótica dos entrevistados”. Revista de Administração Mackenzie – RAM, vol. 9, n. 7, 2008.

GOOGLE TRENDS. “YouTube Live” [01/01/2020 a 14/04/2020]". Google Trends. Disponível em: <https://trends.google.com.br/trends/explore/TIMESERIES/1586899200?hl=pt-BR&tz=180&date=2020-01-01+2020-04-14&geo=BR&q=YouTube+Live&sni=3>. Acesso em: 13/04/2020.

GLOBO. Big Brother Brasil [2020]. Disponível em: <http://www.globo.com/bbb>. Acesso em: 13/04/2020.

INSTAGRAM. Festival Música em Casa (@festivalmusicaemcasa) [2020]. Disponível em: <http://www.instagram.com/festivalmusicaemcasa>. Acesso em: 12/04/2020.

LANA, R. M. et al. “Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 3, 2020.

LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: . Acesso em 14/04/2020.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2004.

METRÓPOLES. “Gusttavo Lima bate recorde com live de 5 horas e milhões de views”. Portal Eletrônico Metropoles [2020]. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/musica/gusttavo-lima-bate-recorde-com-live-de-5-horas-e-milhoes-de-views>. Acesso em: 12/04/2020.

MORAES, R. “Análise de conteúdo”. Revista Educação, vol. 22, n. 37, 1999.

SENHORAS, E. M. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020a.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e o papel das pandemias na história humana”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 1, 2020b.

SOARES, J. C. et al. “Social media marketing communication: effect of interactivity and vividness on user engagement”. Revista Brasileira de Marketing, vol. 18, n. 4, 2019.

SOUSA JÚNIOR, J. H.; RAASCH, M.; SOARES, J. C.; RIBEIRO, L. V. H. A. S. “Da desinformação ao caos: uma análise das fake news frente à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil”. Cadernos de Prospecção, vol. 13, n. 2, 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. H.; SILVA JUNIOR, A. S. “O Consultor em Marketing Digital na Perspectiva de Consultores e Empresários”. Revista Pesquisa em Administração – UFPE, vol. 2, n. 1, 2018.

VENTURA, D. F. L.; AITH, F. M. A.; RACHED, D. H. “A emergência do novo coronavírus e a ‘lei de quarentena’ no Brasil”. Revista Direito e Práxis, Ahead of print, 2020.

YOUTUBE. Gusttavo Lima – Buteco em Casa [2020]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wIXXkd7aBN8>. Acesso em: 12/04/2020.

ZHU, N. et al. “A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019”. The New England Journal of Medicine, vol. 382, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)