EDUCADORES FRENTE À PANDEMIA: DILEMAS E INTERVENÇÕES ALTERNATIVAS PARA COORDENADORES E DOCENTES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lorena Silva e Silva Faustino
Tulio Faustino Rodrigues Silva e Silva

Resumo

Considerando as incessantes medidas restritivas, somadas ao isolamento social por tempo ainda indeterminado, e a ausência de convicções acerca da origem e reflexos da COVID-19, os debates no cenário educacional têm sido intensificados. Dessa forma, a presente investigação visa abordar, de forma geral, os dilemas vivenciados por educadores brasileiros, gestores e docentes escolares, diante da situação pandêmica, frente à instabilidade e incertezas de eventual retorno às aulas presenciais. Ademais, de maneira específica, apresenta-se ações alternativas para solucionar os problemas e dificuldades mais graves no âmbito do prosseguimento das atividades pedagógicas, bem como do papel do docente e sua relação com os coordenadores e gestores escolares nesse momento tão atípico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FAUSTINO, L. S. e S. .; SILVA, T. F. R. S. e . EDUCADORES FRENTE À PANDEMIA: DILEMAS E INTERVENÇÕES ALTERNATIVAS PARA COORDENADORES E DOCENTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 53–64, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3907086. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BACHMAN, L. F. “A habilidade comunicativa de linguagem”. Linguagem e ensino, vol. 6, n. 1, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20/06/2020.

COELHO, M. “Por uma Educação sem Fronteiras e em Tempos de Pandemia-Democrática, Pública e de Qualidade”. Journal of Social Pedagogy, vol. 9, n. 1, 2020.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. “#fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19”. Interfaces Científicas-Educação, vol. 8, n. 3, 2020.

FREIRE, P. Educação e mudança. 30ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2007.

GOHN, M. G. “Educação não formal: Direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus”. Humanidades & Inovação, vol. 7, n. 7, 2020.

G1. “Escolas particulares de educação infantile em BH fecham as portas por causa da pandemia”. G1 [04/06/2020]. Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 24/06/2020.

KRAMSCH, C. “From language proficiency to interactional competence”. The Modern Language Journal, vol. 70, n. 4, 1986.

LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. “O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas”. Educere et educare, vol. 2, n. 4, 2007.

MOGARRO, M. J. “Arquivos e educação: a construção da memória educativa”. Revista Brasileira de História da Educação, vol. 5, n. 2, 2005.

NASCIMENTO, V.; CHIUSOLI, C. L. “O papel do gestor escolar: estudo de caso sobre os desafios da educação pública”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, vol. 23, n. 2, 2019.

NÓVOA, A et al. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, A. K. S. et al. “Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: trabalho integrado para o bom funcionamento da escola”. Revista Pesquisa & Criação, vol. 10, n. 1, 2011.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. “Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

ORNELL, F.et al. “Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas”. Debates in Psychiatry, ahead of print, 2020.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. “O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas”. Caderno de Pesquisas, vol. 42, n. 147, 2012.

QUINZANI, M. A. D. “O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da COVID-19 e o estado de bem-estar social”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.

ROLLA, L. C. S. et al. Liderança educacional: um desafio para o supervisor escolar (Dissertação de Mestrado em Educação). Porto Alegre: PUC-RS, 2006.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SCHMIDT, B. et al. “Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19)”. Scielo Preprints [2020]. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.58>. Acesso em: 20/06/2020.

SILVA, L. P. “A utilização de recursos tecnológicos no Ensino Superior”. Revista Olhar Científico, vol. 1, n. 2, 2010.

SILVEIRA, A. S.; ARAÚJO NETO, A. B.; OLIVEIRA, L. M. S. “Processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento”. Ciência Contemporânea, vol. 1, n. 6, 2020.

TVBrasil. “A educação em meio à pandemia: realidade e desafios”. TVBrasil [14/04/2020]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BXWv-ZD0CGU>. Acesso em: 05/06/2020.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. “COVID-19 Educational Disruption and Response”. UNESCO [2020]. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em 24/06/2020.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.