AS FACES DO FASCISMO NA ATUALIDADE E O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PROCESSO DE SUA SUPERAÇÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior
João Antoniel da Silva Pinto

Resumo

A discussão sobre o fascismo sempre esteve presente no âmbito da política institucional e da construção do debate político nos espaços de formação e de convívio social. Em tempos atuais, num período histórico de retrocessos sociais, é visto a ascensão das práticas fascistas ganhando notoriedade em todos os espaços possíveis. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo elucidar o debate entorno do fascismo enquanto categoria de estudos analíticos explicitando as faces do fascismo na atualidade brasileira e discutir o papel dos movimentos sociais para com a superação desse movimento político antidemocrático e antissocialista. O artigo está respaldado no campo da pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Para além disso, buscamos apontar a discussão no sentido da crítica marxista e freiriana e no espectro da formação política. É urgente compreender e superar o fascismo para que possamos construir outros horizontes civilizatórios.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA JÚNIOR, A. R. de .; PINTO, J. A. da S. . AS FACES DO FASCISMO NA ATUALIDADE E O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PROCESSO DE SUA SUPERAÇÃO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 8, p. 125–136, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3978748. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/85. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

APOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cegage Learning, 2012.

BREAK, M. Antifa: o manual antifascista. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2017.

KONDER, L. Introdução ao fascismo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009.

PAXTON, R. A anatomia do fascismo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

PELOSO, R. Trabalho de base: seleção de roteiros organizados pelo Cepis. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

SOUSA JÚNIOR, A. R.; NERI, A. A. M. “Atos antifascistas e violência policial no Ceará. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

STANLEY, J. Como funciona o fascismo: A política do “nós” e “eles”. São Paulo: L&PM Editores, 2018.