“O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo

A pandemia da COVID-19 vem mudando várias práticas educativas na educação básica. O principal objetivo deste ensaio é provocar discussão sobre os panoramas antes e durante e possíveis horizontes após a pandemia do novo coronavírus, na educação básica. Para tanto, efetuou-se análise das condições das escolas e da formação de professores antes da pandemia; prospecção de ações durante a pandemia; e prognóstico das necessidades da educação básica no pós-pandemia. Constatou-se que as estruturas das escolas e a formação inicial de professores não estavam preparadas para o cenário vivido. Durante a pandemia, diversas ações nos âmbitos pedagógicos e sociais são realizadas. Para o pós-pandemia, acredita-se ser provável que as escolas adotem medidas de higiene mais intensas e que o tema da educação à distância entre nos cursos de licenciatura. É possível considerar que o processo vivenciado durante a pandemia do COVID-19 tende a ser importante marco no contexto da educação básica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, V. H. N. . “O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 19–25, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3984220 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALVES, Lucinéia. “Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no Mundo”. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e à Distância, vol. 10, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Ministério da Saúde, 2020a. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pdf>. Acesso em: 24/07/2020.

DANI, Rílu. “Plano de Reabertura Pós COVID19 – Instituições de Ensino”. Linked in [17/05/2020]. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/plano-de-reabertura-p%C3%B3s-covid19-institui%C3%A7%C3%B5es-ensino-r%C3%ADlu-dani>. Acesso em: 27/07/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GOULART, Marceli Behm; COSTA, Priscila Kabbaz Alves da; PEREIRA, Ana Lúcia. “A integração das TDIC na formação inicial de professores de matemática no Brasil: uma análise a partir dos projetos pedagógicos”. Olhar de Professor, vol. 21, n. 2, 2018.

LIU, Zhonghua et al. “The epidemiological characteristics of an outbreak of 2019 novel coronavirus diseases (COVID-19) in China”. Chinese Medical Association Publishing, vol 41, n. 2020.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “O papel da Geografia diante da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

SENHORAS, Elói Martins. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SILVA, Antônio Augusto Moura da. “Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis”. Revista Brasileira de Epidemiologia, vol. 23, março, 2020.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; GUIMARÃES, Raul Borges. “Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia”. Portal Eletrônico da UNESP [26/03/2020]. Disponível em: <https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia>. Acesso em: 26/07/2020.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. “A organização do espaço da sala de aula e suas implicações na aprendizagem cooperativa”. Meta: avaliação, vol. 4, n. 11, 2012.

WANG, Chen et al. “A novel coronavirus outbreak of global health concern”. The Lancet, vol 395, February, 2020.

ZHU, Na et al. “A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019”. The New England Journal of Medicine, vol. 382-8, February, 2020.