PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICA COMO ENERGIA ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL PARA O ESTADO DE RORAIMA-RR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisleile Lima Nascimento

Resumo

Segundo dados da ANEEL (2015) a matriz energética do Brasil é composta por 61% hídrica, 18% fóssil (carvão mineral, gás natural e petróleo), 8% biomassa, 6% eólica, importa 5% de outros países, nuclear 1,5% e menos de 0,15% de energia solar fotovoltaica. Atualmente o Brasil possui 318 fazendas de geração de energia (utilizando radiação solar), até 2040 serão investidos US$ 300 bilhões (dólar) no Brasil em geração de energia alternativa. Cabe ressalta que nos últimos anos os empresários têm investindo em energia solar em regiões brasileiras, principalmente no Nordeste, onde tem evidenciado novas possibilidades de desenvolvimento a partir da produção de energia solar, mas algumas medidas ainda precisam ser feitas. Considerando os dados da ANEEL e o fato que o planejamento energético busca soluções para a geração de energia elétrica, visando atender a demanda socioeconômica e causando os menores danos possíveis ao meio ambiente, e o fato que o Brasil apresenta as condições climáticas e atmosféricas, assim como o estado de Roraima possui uma insolação e uma variação de radiação solar considerável, permitindo novos olhares quanto ao potencial energético utilizando o sol como fonte de energia através do uso de painel solar fotovoltaica. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o cenário da energia solar no estado de Roraima através da implantação de painel solar fotovoltaica como energia alternativa e sustentável para a região buscando reduzir a dependência de energia elétrica proveniente da República Bolivariana da Venezuela. A metodologia parte de uma revisão de literatura de caráter descritivo, fazendo uso do método exploratório e analítico. A análise dos resultados é norteada pela da análise de conteúdo mostrando que as alternativas sustentáveis de energia vêm crescendo no Brasil, apesar de ser pouco explorada, a tendência é de crescimento, e o estado de Roraima oferece condições exemplares (aspectos físicos) para a utilização da tecnologia fotovoltaica fator positivo que pode contribuir com a dependência de energia elétrica do país vizinho Venezuela.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NASCIMENTO, F. L. . PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICA COMO ENERGIA ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL PARA O ESTADO DE RORAIMA-RR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. 3, p. 25–34, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3752311. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/155. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALVARENGA, C. A. “Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica”. Solenerg Engenharia [2014]. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas da Energia Elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de Irradiação Solar do Brasil - Energia Solar. Brasília: ANEEL, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Energia Alternativa. Brasília: ANEEL, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

BRITO, M. C.; SILVA, J. A. “Energia fotovoltaica: conversão de energia solar em eletricidade”. Revista O Instalador, 2006.

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Atlas Solarimétrico de Brasil e Irradiação Solar do Brasil. Recife: UFPE, 2000. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

EPE - Empresa de Pesquisa Energética. “Análise da Inserção da Geração Solar na Matriz Elétrica Brasileira”. Nota Técnica EPE. Rio de Janeiro: EPE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 21/01/2020.

ESPOSITO, A. S.; FUCHS, P. G. “Desenvolvimento tecnológico e inserção da energia solar no Brasil”. Revista do BNDES, vol. 40, dezembro, 2013.

GALDINO, L. K. A. Roraima: Sociedade, Política e Meio Ambiente. Boa Vista: UERR edições, 2018.

NASCIMENTO, F. L. Análise descritiva do cemitério público municipal urbano localizado na Região Norte no Estado de Roraima-RR (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia). Boa Vista: UFRR, 2016.

NUNES, G. B.; SILVA, M. A.; NETO, A. B. M. “Uso de painéis solares e sua contribuição para preservação do meio ambiente”. Bolsista de Valor: Revista de Divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF - Fluminense, vol. 2, n. 1, 2012.

OLIVEIRA, M. B.; ALMEIDA, N. S.; SILVA, W. R. Energia Solar Fotovoltaica (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Eletrotécnica). Niquelândia: Unidade integrada SESI SENAI, 2010.

SANTOS, A. C. S.; FRANCISCO, J. C. “Uso de painéis solares e sua contribuição para a preservação do meio ambiente”. Bolsista de Valor: Revista de Divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF - Fluminense, vol. 2, n. 1, 2012.

SEPLAN - Secretaria de Estado do Planejamento, Indústria e Comércio. Perfil Sócio Econômico do Estado de Roraima. Boa Vista: SEPLAN, 2003.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>